10 de agosto de 2018

No IFSC/USP: colóquio aborda “Simulando buracos negros com água”

Maurício Richartz, docente e pesquisador da Universidade Federal do ABC (UFABC), foi o palestrante convidado em mais uma edição do programa Colloquium diei, realizado no dia 10 de agosto nas instalações de nosso Instituto, tendo apresentado o tema “Simulando buracos negros com água”.

Em sua apresentação, Richartz salientou os Modelos Análogos de Gravitação, introduzidos por Unruh em 1981, que contribuem para um melhor entendimento teórico de importantes fenômenos que ocorrem na fronteira entre Gravitação e Teoria Quântica de Campos, sabendo-se, contudo, que realizações experimentais de tais modelos só começaram a surgir há dez anos.

Neste colóquio, o palestrante convidado explicou a teoria básica por trás dos modelos análogos e como eles podem ser usados para reproduzir buracos negros (e os efeitos da radiação Hawking e da superradiância) em laboratório.

Um breve panorama histórico foi igualmente apresentado, tendo sido discutidos os recentes experimentos realizados, bem como seus resultados.