14 de março de 2019

No IFSC/USP: Laura Greene ministra workshop para mulheres cientistas

O dia 14 de março ficou marcado por uma série de eventos realizados no nosso Instituto, entre os quais de destaca o denominado “Workshop para mulheres cientistas”, que ocorreu entre as 14h e as 17h30, no Auditório “Prof. Sérgio Mascarenhas”, coordenado pela Profª Laura Greene, cientista-chefe do National High Magnetic Field Laboratory e professora de física na Universidade Estadual da Flórida (EUA)

“A Arte da negociação” foi o primeiro tema abordado, tendo como a constatação de que negociações ocorrem todos os dias no laboratório científico e no local de trabalho e, muitas vezes, envolvem questões que são fundamentais para o sucesso da pesquisa e para o avanço na carreira. Laura Greene deu tópicos importantes sobre os fundamentos da negociação e que são relevantes para uma variedade de contatos individuais e coletivos.Os tópicos incluíram a importância da negociação para avançar nos objetivos de pesquisa e carreira, identificação de negociações, incluindo pacotes de inicialização, espaço, autoria, suprimentos, etc., elementos necessários para uma negociação bem-sucedida, a importância de desenvolver alternativas para um acordo, técnicas para lidar com pessoas e temas difíceis, a importância de ouvir e apreciar diferentes pontos de vista e a identificação de metas de negociação de curto e longo prazo.

“Habilidades de Liderança e Networking para as mulheres” foi o tema seguinte, onde Laura Greene enfatizou o fato de as mulheres cientistas assumirem papéis de liderança todos os dias, na sala de aula, em seu departamento ou instituição, e em suas organizações profissionais. Este workshop foi projetado para dar aos participantes os conceitos básicos de liderança, descrever algumas pesquisas sobre qualidades de liderança que levam ao sucesso e fracasso, fornecer técnicas e estratégias para o avanço na carreira em funções de liderança e auxiliar no desenvolvimento e manutenção de fortes redes de liderança. Os tópicos também incluiram estilos de comunicação eficazes para as mulheres, projetando confiança e credibilidade através da voz, imagem e linguagem corporal.

As áreas de interesse da Profª Laura Greene concentram-se nas áreas da física de matéria condensada experimental, com foco em materiais quânticos, incluindo matéria topológica e supercondutores de alta temperatura. A palestrante atua no Conselho de Diretores da Associação Americana para o Avanço da Ciência (AAAS) e é vice-presidente da União Internacional de Física Pura e Aplicada (IUPAP). Defensora da diversidade, ela trabalha com equipes que promovem o sucesso de jovens cientistas, especialmente nos países em desenvolvimento. Desempenha funções de consultoria de liderança para o DOE, NSF e a Academia Nacional de Engenharia e Medicina da Ciência (NASEM); recentemente assumiu funções como co-presidente do NASEM Decadal Survey for Materials Research. Greene é membro do NASEM e membro da Academia Americana de Artes e Ciências, do Instituto de Física (UK), da AAAS e da APS. Os reconhecimentos incluem uma bolsa Guggenheim, o Prêmio Lawrence de Pesquisa de Materiais, o Prêmio Maria Goeppert-Mayer. Ela é coautora de mais de 200 publicações e apresentou mais de 550 palestras convidadas.