28 de maio de 2019

No IFSC/USP: “Crossing Laws in Optical Parametric Oscillators”

No último dia 28 de maio, o Grupo de Óptica do IFSC/USP realizou mais um de seus tradicionais seminários, desta vez com a presença do Prof. Marcelo Martinelli (IFUSP-LMCAL), que apresentou o tema Crossing Laws In Optical Parametric Oscillators.

O palestrante dissertou sobre como as novas arquiteturas baseadas em não linearidade de terceira ordem podem ser usadas para explorar novos aspectos desse sistema, usando átomos como amplificadores, expandindo os limites dos estados, sendo gerados além do limite de Gauss.

Martinelli apresentou, por outro lado, como o mesmo sistema pode levar à geração direta de estados de progressão para possíveis implementações em computação quântica unidirecional.

O Prof. Marcelo Martinelli fez seu doutorado no Instituto de Física da USP (2002), com passagens pelo Laboratoire Kastler-Brossel, na Université Paris-7 (2001, 2010), e pela Universidade de Toronto (2003), trabalhando desde 2004 no Instituto de Física da USP, em Ótica Quântica e Física Atômica aplicadas à Informação Quântica, estudando a geração de estados emaranhados da luz em osciladores paramétricos óticos e átomos.