5 de fevereiro de 2019

No IEE/USP: Workshop “Carbon Capture, Storage and Use and Bioenergy”

Nos dias 25 e 26 do corrente mês ocorrerá o workshop intitulado Carbon Capture, Storage and Use and Bioenergy, que acontecerá no auditório do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEE/USP), em São Paulo. O evento, que conta com a organização conjunta da Shell Research Centre for Gas Innovation (RCGI), do IEE/USP e do Consulado Geral da Holanda e com o patrocínio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), será aberto ao público, no idioma Inglês, não havendo taxa de inscrição.

O objetivo do workshop é, segundo a professora Suani Teixeira Coelho, do IEE/USP – e coordenadora do evento – compartilhar experiências de universidades brasileiras e holandesas quanto a captura, uso e armazenamento de carbono em forma de bioenergia, discutindo-se a necessidade dessas técnicas para reduzir a emissão do gás.

Aberto a todos os interessados, o workshop procura congregar docentes e pesquisadores do IEE/USP e RCGI, equipes de P&D de empresas, como Shell, Petrobras e Comgas, além de integrantes de órgãos governamentais, como a Secretaria de Energia e Mineração.

Quanto à programação do evento, no dia 25, às 8h30, inicia-se a recepção para registro dos participantes, seguida da abertura formal do workshop, às 9h, pelo professor Júlio Meneghini, diretor científico do RCGI, junto a autoridades e representantes do Consulado da Holanda.

Durante o período da manhã ocorre a primeira sessão, intitulada Políticas de redução de emissões de carbono no Brasil e na Holanda, com palestras do Prof. Martin Junginger, representando o Copernicus Institute of Susteinable Development, na Utrecht University; e de Plínio Nastari, da consultoria brasileira Datagro, que discutirão, respectivamente, sobre a necessidade de iniciativas de Bioenergia com Captura e Armazenamento de Carbono (BECCS) na Holanda. A segunda sessão contará com palestras do Prof. André P. C. Faaij, da University of Groningen, e de Antonio Stucchi, da Raizen, integrados no tema Perspectivas para BECCS na indústria brasileira e holandesa.

No período vespertino ocorrerá a terceira sessão, com a participação do Prof. Pacelli L. J. Zitha, da Delft University, e do Professor Kazuo Nishimoto, da Poli/USP, e coordenador do programa de Abatimento de Carbono do RCGI, em relação a Experiências de CCS na Holanda e no Brasil. O final da tarde será reservado a discussões sobre temas abordados durante as três sessões do dia.

No dia 26/2, ocorrerão apenas duas sessões, ambas no período da manhã: Tecnologias avançadas de conversão de biomassa, sobre experiências brasileiras e holandesas; e a Percepção pública sobre CCS, que inclui uma apresentação sobre “CCS, energia, inovação e política climática na União Europeia”, feita pelo economista e consultor nas áreas de energia, inovação e mudanças climáticas, Hans Bolscher.

O encerramento do evento será aberto ao público, às 12h30. Os dias 27 e 28 de fevereiro, e 1° de março, serão destinados a discussão de possíveis parcerias e futuras colaborações entre instituições participantes.

Para obter mais informações e/ou se inscrever neste evento, clique AQUI.