18 de novembro de 2019

iGEM-2019: Team “USP-São Carlos” (IFSC/USP) arrecada prata

As equipes da USP – São Paulo e da USP – São Carlos foram os grandes destaques da edição de 2019 do iGEM” – International Genetically Engineered Machine Competition,a maior competição de biologia sintética do mundo, este ano realizada na cidade de Boston (EUA) entre os dias 31 de outubro e 4 de novembro. Entre 344 equipes oriundas de 46 países, a equipe USP – São Paulo arrecadou uma medalha de ouro, enquanto que a USP – São Carlos trouxe para casa uma medalha de prata.

Team “USP – São Carlos” – iGEM 2019

O team USP – São Carlos foi integralmente constituído por dezoito alunos de graduação e pós-graduação do Curso de Ciências Físicas e Biomoleculares (CFBio) do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), que levaram até Boston um projeto para a criação de um filtro bacteriano para despoluir as águas atingidas por desastres naturais, como aqueles que aconteceram com os rompimentos das barragens de Brumadinho (2019) e Mariana (2015) (ver pormenores AQUI).

Dentre as equipes que receberam Medalha de Ouro, contam-se as da BEAS-China, Sorbonne, Oxford, ETH Zurich, Humboldt Berlin, MIT e Virgina.

Dentre as que receberam Medalha de Prata, contam-se as equipes Pasteur Paris, Washington, U.Zurich, Tokyo Tech, Madrid UCM, Aix Marseille, Stockolm, Unig Geneve, NYU New York e Shangai Tech.

O Brasil esteve representado nesta competição por seis equipes, número recorde desde que nosso país iniciou sua participação, em 2010.

Equipes brasileiras participantes:

UFRGS / UFPR / UFSCar / USP – SÃO CARLOS / USP – SÃO PAULO / UFAM.

Os resultados obtidos pelo Brasil foram:

Medalhas de Bronze: UFRGS e UFAM;

Medalhas de Prata: UFSCar e USP – São Carlos;

Medalhas de Ouro: USP – São Paulo;

Prêmio Best Rookie Judge: Fábio Nunes de Mello – USP – São Paulo.

A próxima edição do iGEM (2020) continuará a ser em Boston e a de 2021 em Paris (França).

Mais informações sobre a competição podem ser obtidas clicando AQUI.

Confira AQUI O projeto da equipe USP – São Carlos.

Confira AQUI o projeto da equipe USP – São Paulo.

Rui Sintra – Assessoria de Comunicação – IFSC/USP