24 de outubro de 2018

Muita ciência e animação na “Feira de Ciência e Tecnologia da USP – 2018”

Um dia de muita animação com um ambiente bem descontraído e dinâmico. Essas foram as bases que pautaram a Feira de Ciência e Tecnologia da USP – 2018, um evento que ocorreu durante o dia 21 de outubro (domingo), no Salão de Eventos da USP – Campus de São Carlos – promovido pelo Centro de Pesquisas em Óptica e Fotônica – CEPOF/IFSC, em estreita parceria com a Diretoria de Ensino – Regional São Carlos.

Cerca de seis centenas de jovens estudantes, acompanhados por seus professores, representando os Clubes de Ciências criados nas escolas públicas de São Carlos e região, mostraram suas habilidades e o quanto a ciência os entusiasma em seus estudos, através de inúmeras exposições de experimentos desenvolvidos por eles, com conceitos bem legais explorados através dos kits Arduíno, uma plataforma que possibilita que seus utilizadores desenvolvam os mais variados projetos.

As imagens abaixo mostram bem como foi esse dia e o entusiasmo que invadiu o Salão de Eventos da USP São Carlos, que contou com muitos visitantes, curiosos para verem os trabalhos dos alunos e para assistirem a um filme sobre o nascimento do sistema solar, que foi apresentado no Planetário insuflável criado e construído pelo CEPOF.

Professores, pesquisadores e servidores do IFSC/USP também estiveram presentes para dar “uma mãozinha” aos jovens estudantes, numa exposição que contou também com a exibição de inúmeros experimentos de última geração desenvolvidos pelos pesquisadores do Centro de Pesquisas em Óptica e Fotônica (CEPOF) do Instituto de Física de São Carlos, e por outros cientistas ao redor do mundo.

Como aconteceu em anos anteriores, o objetivo da Feira foi introduzir a ciência nos jovens alunos, de modo a complementar o ensino que eles já recebem nas escolas, onde têm aulas expositivas.