25 de junho de 2018

Alunos do ensino médio no IFSC/USP: “Meu Eu do Futuro” chega ao fim

Com a palestra Indústria 4.0 – A nova revolução, chegou ao fim, no dia 18 de junho, a iniciativa dedicada aos alunos do ensino médio de São Carlos e região, Meu Eu do Futuro, promovida conjuntamente pelo Instituto de Física de São Carlos e Instituto de Estudos Avançados da USP – Campus de São Carlos, idealizada pela Agência Multimídia de Difusão Científica e Educacional “Ciência Web” –www.usp.br/cienciaweb  e coordenada pela Profª Draª Yvonne Primerano Mascarenhas (IFSC/USP).

Essa última palestra, que ocorreu no Auditório “Prof. Sérgio Mascarenhas” (IFSC/USP), foi apresentada pela docente e pesquisadora da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) Profª Drª Zilda de Castro Silveira, que mostrou aos jovens como a Impressão 3D é um dos pilares tecnológicos de uma mudança que está acontecendo em todo o mundo e que vai além da perspectiva industrial, assumindo-se essa tecnologia como uma nova forma de fazer projetos.

Profª Drª Zilda de Castro Silveira

Em sua apresentação, a pesquisadora mostrou o que está acontecendo nessa área e o que aguarda os jovens em um futuro próximo, caso decidam seguir essa área de conhecimento.

Zilda Silveira apresentou definições e diferenças que existem entre a Impressão 3D e outros processos de fabricação, tendo mostrado tendência e aplicações nas áreas de biofabricação, aeroespacial, fabricação de joias, e, ainda, a fabricação de órteses para minimizar diversos tipos de deficiências, como, por exemplo, paralisia cerebral em crianças, onde foi concebido um dispositivo para auxiliar na escrita, e no Mal de Parkinson.

Com o sucesso alcançado, a organização desta iniciativa cogita levar a efeito uma segunda edição com o intuito de congregar ainda mais alunos do ensino médio de São Carlos e região, mantendo-se o objetivo inicial, que é reuni-los no ambiente universitário para incentivar reflexões e decisões sobre o que fazer após a conclusão dos estudos.