11 de novembro de 2019

Mestranda do nosso Instituto fala sobre o WO3 em seminário

O programa de seminários do Grupo de Pesquisa em Nanomateriais e Cerâmicas Avançadas do IFSC/USP – NaCA, realizou mais uma edição no dia 08 de novembro, com a apresentação do tema WO3 nanostructures synthesis: characterization and investigation  of sensor property of thin films, sob a responsabilidade da Mestranda em Ciência e Engenharia de Materiais de nosso Instituto, Janaína Lima Borges

Em sua apresentação, Janaína sublinhou que apesar do fato de os sensores de gás serem desenvolvidos desde há 50 anos, seu estudo ainda é relevante. Nos últimos anos, a análise da respiração humana tem sido usada como ferramenta útil para diagnóstico não invasivo e monitoramento de uma ampla gama de doenças.

O WO3 é um dos materiais de interesse que tem sido extensivamente estudado como camada de detecção de gás, aplicada, por exemplo, em dispositivos para acetona, ozônio e sensores de umidade.

O principal objetivo do estudo apresentado pela palestrante é a preparação de filmes finos de WO3 e a investigação da relação entre estruturas e propriedades morfológicas, com sua aplicação como sensor de gás.