26 de novembro de 2018

“Mais do que atacar as causas é necessário saber evitá-las”

Terminou no dia 14 do corrente mês, no Vaticano, a Plenária da Pontifícia Academia das Ciências do Vaticano, onde os cientistas da Academia debateram o tema Papéis transformadores da ciência na sociedade: da ciência emergente às soluções para o bem estar das pessoas.

A Plenária teve início no dia 12, com o Papa Francisco recebendo os cientistas em audiência.

Em seu discurso, o Pontífice reiterou a necessidade de uma mudança de estilo de vida para promover um desenvolvimento integral e sustentável, uma mensagem que, para o Diretor do IFSC/USP, Prof. Vanderlei Bagnato – único membro brasileiro da Academia –, é muito clara: a ciência tem que se antecipar aos problemas com os quais a humanidade se confronta diariamente, como a poluição, o uso excessivo de medicamentos e as mudanças climáticas.

“O Papa foi muito feliz”, comenta Vanderlei Bagnato “Enquanto nos preocupamos em sanar o efeito, seria mais importante combater a causa”.

Clique abaixo para ouvir a entrevista feita a Vanderlei Bagnato por Bianca Fraccalvieri, do Vatican News.