25 de janeiro de 2019

Obra de grande porte: arranca construção do CTAO no Chile

Foi assinado em 19 de dezembro último o compromisso final para a construção do Cherenkov Telescope Array Observatory (CTAO), que ficará instalado muito próximo ao European Southern Observatory (ESO), igualmente localizado no sul naquele país.

Um total de três acordos foram assinados para o início da construção: o primeiro entre o governo chileno e o ESO, o segundo entre o ESO e o CTAO, e o terceiro entre a Comissão Nacional de Ciência e Tecnologia do Chile (CONICYT) e CTAO.

O CTAO será o instrumento de próxima geração, baseado em terra, para detecção de raios gama, que são radiações eletromagnéticas de alta energia emitidas por diversas forças do Universo, como buracos negros supermassivos, supernovas e, possivelmente, reminiscências do Big Bang.

Para ter acesso a todo o céu, o Observatório do CTA terá dois locais, com 19 telescópios no hemisfério norte e 99 no hemisfério sul, sendo que estes últimos ficarão instalados a apenas 11 quilômetros a sudeste da localização do Very Large Telescope (VLT), no Observatório Paranal – Chile do ESO, no Deserto do Atacama, e a apenas 16 quilômetros do local de construção do Extremely Large Telescope (ELT) (CONFIRA AQUI). Esta é uma das regiões mais secas e mais isoladas da Terra – mas, em contraponto, um paraíso astronômico. As infraestruturas e instalações existentes, e a longa experiência do ESO liderando projetos astronômicos internacionais no Chile, apoiarão a construção e operação do novo conjunto de telescópios.

Os atuais telescópios de raios gama consistem apenas em um lote de telescópios individuais, enquanto o CTAO – com sua maior área de coleta e maior cobertura de céu – será o maior e mais sensível conjunto de telescópios de raios gama do mundo, com uma precisão sem precedentes e dez vezes mais sensíveis do que os instrumentos existentes.

Embora a atmosfera da Terra evite que os raios gama cheguem à superfície, os espelhos e as câmeras de alta velocidade do CTAO irão capturar os flashes de curta duração da misteriosa radiação azul produzida quando os raios gama interagem com a atmosfera. Ao detectar essa luz, através do CTAO os cientistas serão capazes de rastrear o raio gama de volta à sua fonte cósmica.

O CTAO terá, entre o conjunto de telescópios, um com características especiais, denominado Middle Size Telescope, de matriz brasileira, cujo “braço” de aço, que sustenta a câmera do equipamento foi desenvolvido pela empresa Orbital Engenharia (São José dos Campos) e fabricado pela Construaço (São Carlos), sob coordenação do docente e pesquisador do Grupo de Física Computacional e Instrumentação Aplicada de nosso Instituto, Prof. Dr. Luiz Vitor de Souza Filho, num projeto que contou com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e do próprio IFSC/USP.

O telescópio, que pesa cerca de setenta toneladas é formado por uma torre de sustentação, uma superfície refletora (espelhos) e pelo braço, que pesa quase cinco toneladas e que tem dezesseis metros de comprimento.

Mais de mil e quatrocentos cientistas e engenheiros de trinta e um países, de cinco continentes, estão envolvidos no desenvolvimento científico e técnico do CTAO, sendo, por isso, um orgulho para o nosso país.