21 de maio de 2019

“Luz à Primeira Vista” comemora “Dia Internacional da Luz”

Luz à Primeira Vista é uma iniciativa de divulgação científica inserida no projeto Pequeno Cidadão, criado em 1996 pela USP de São Carlos, em parceria com uma empresa de prestação de serviços profissionais, atendendo cerca de duas centenas de crianças. Seu objetivo é complementar a formação e a educação de alunos da rede pública da cidade com idades entre 10 e 14 anos por meio de atividades esportivas e culturais, além de dar reforço em áreas como matemática e português.

Na Luz à Primeira Vista, que comemora o Dia Internacional da Luz (16/05), representantes do IFSC – OSA Student Chapter* foram os responsáveis por congregar, no passado dia 14 do corrente mês, nos laboratórios de nossa Unidade, jovens visitantes em torno de experimentos interessantes que mostraram como a luz é usada no dia-a-dia, como funcionam as cores e como funciona um circuito laser. Jessyca Dipold, integrante do IFSC – OSA Student Chapter, explicou que esta iniciativa tem a duração de vinte minutos, já que são muitas as turmas que participam apenas no espaço de três dias que dura o evento.

*Desde sua criação, o IFSC-OSA Student Chapter, tem desenvolvido diversos eventos e atividades para a comunidade acadêmica, tanto para graduação quanto para pós-graduação. Algumas destas atividades também foram planejadas para a comunidade não acadêmica local, incluindo seminários, palestras e cursos relacionados à óptica e fotônica para os estudantes do ensino médio.

O IFSC – Osa Student Chapter pertence ao OSA – The Optical Society uma sociedade internacional que se dedica a congregar e promover a ciência e inovação nas áreas de óptica e fotônica, inclusive levando os conceitos científicos para fora da academia, ou seja, para mais perto do público leigo. Conectados com o OSA, existem os designados Student Chapter, estruturas acadêmicas formadas por estudantes de pós-graduação que se encontram espalhados por centenas de universidades em todo o mundo e que funcionam como apoio às atividades de divulgação dessas áreas do conhecimento.

No Brasil existem nove Student Chapter e o do IFSC é um dos que tem maior representatividade.