4 de outubro de 2019

Licenciatura em Ciências Exatas – Formando professores de excelência

O Curso de Licenciatura em Ciências Exatas é uma questão de paixão pelo ensino.

Desde sua fundação, em 1993, o curso oferece todas as disciplinas de exatas, além de biologia, com uma grade curricular que contempla também diversas disciplinas pedagógicas. “Quando o curso foi fundado, a ideia foi criar uma licenciatura que permitisse que o aluno tivesse uma formação ampla em ciências, e esse foi o primeiro curso com essa característica no Brasil, incluindo astronomia e história da ciência. Isso possibilita aos nossos alunos atuar também no ensino fundamental II [6º a 9º ano] como professores de ciências e no ensino médio, lecionando física, química ou matemática”, explica Cibelle Celestino Silva, coordenadora do curso.

Embora com formação básica em ciência, nos dois anos finais do curso, os alunos podem escolher habilitação em matemática, física ou química, cursando disciplinas avançadas e, dessa forma, tendo uma excelente base para ingressar no mercado de trabalho ou na pós-graduação.

Mas se a paixão pela docência pode parecer o único pré-requisito para aproveitar bem o curso de licenciatura no IFSC, cuidado. “O aluno precisa ter gosto pela multidisciplinaridade, pois ele precisará fazer quatro semestres de biologia, quatro de física e quatro de química. E ele fará muitas disciplinas de humanidades, também, como psicologia da educação, história da ciência, didática, entre outras. Esse é um curso que engloba as quatro áreas do conhecimento, então o aluno precisa ter interesse em uma formação ampla e sólida, e isso tudo requer muito estudo”, adverte Cibelle.

Clique na imagem abaixo e confira.