18 de junho de 2018

IFUSP convida para o lançamento de seu Acervo Histórico Digital

Realiza-se no próximo dia 20 do corrente mês, no Auditório Adma Jafet – Instituto de Física da USP (IFUSP), o lançamento do Acervo Histórico Digital do IFUSP, idealizado pela Profa. Amélia Império Hamburger, que coordenou atividades intermitentes do Projeto Memória do IFUSP voltadas à organização arquivística, inventário analítico, acondicionamento e divulgação da documentação do Departamento de Física da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL) e do Acervo Mário Schenberg.

A FFLC da USP, criada em 1934, foi um ponto de inflexão na história brasileira, tendo se tornado um centro de referência na produção de conhecimentos. A documentação existente contempla tanto o período inicial quanto as décadas seguintes, quando as primeiras gerações de físicos brasileiros formados na USP passaram a ser responsáveis pela condução da instituição. Torna-se assim uma documentação de grande importância, sendo utilizada por pesquisadores em História das Ciências.

Há cerca de um ano, deu-se início ao processo de digitalização desta documentação. No total, foram digitalizados 3.750 documentos, totalizando 8.543 páginas. O projeto, coordenado pelos Profs. Ivã Gurgel (IF) e Edson Satoshi Gomi (EP), contou com importante apoio especializado, no qual se destaca o trabalho da historiadora Walkiria Fucilli Chassot, responsável pela catalogação e coordenação executiva, e da equipe da empresa Mercúrio Digitalizações LTDA, que na pessoa de Roberto Fray desenhou o processo de digitalização.

Todo o trabalho somente foi possível por conta da dedicação intensa de três estudantes de Física e jovens historiadores das ciências que realizaram todo o processo: Artur Correia Alegre, Barbra Miguele de Sá e Carlos Alberto Chaves.

Fica assim o convite para que todas e todos interessados em História da Física do Brasil participem do evento de lançamento do Acervo Histórico Digital do Instituto de Física da USP, cuja programação está organizada da seguinte forma:

14hs – Abertura: Marcos Nogueira Martins (Diretor do IFUSP).

14h15 – A História da Física no Brasil: Perspectivas de Pesquisa: Olival Freire Jr (UFBA) e Antônio Augusto Passos Videira (UERJ).

16hs – O Acervo Histórico do IFUSP e o Projeto de Digitalização: Walkíria Chassot, Roberto Fray e Ivã Gurgel.

(Com informações da Assessoria de Comunicação do IFUSP)