22 de outubro de 2018

Kit de robótica – ensino de matemática e física na Biblioteca da PUSP-SC

No passado dia 10 de outubro, o Centro de Inclusão Social USP São Carlos (CIS-USP SC) deu início às atividades educacionais do Uso de Kit de Robótica para o Ensino de Matemática e Física. Tais atividades ocorrerão durante este semestre nas quartas feiras, das 14h às 16h, na Sala de Cursos da Biblioteca da PUSP-SC, consolidado o projeto de trazer atividades de inclusão social desenvolvidas pelo CIS-USP SC para as dependências da Biblioteca da PUSP-SC, na Área -2 da USP.

O Uso de Kit de Robótica para o Ensino de Matemática e Física é um projeto visa fortalecer significativamente as atividades de ensino de matemática e de física do CIS-USP-SC. No mês de maio do corrente ano, dois relevantes acontecimentos trouxeram um grande ânimo as equipes executoras dessas atividades: a) doação do kit educacional BOX ROBOTSLAB (valor de R$28.800,00) pela empresa ANACOM Eletrônica Ltda (São Caetano do Sul, SP).

A Figura acima mostra o conteúdo do kit: quadricóptero (arduíno drone), tablet, braço mecânico, robô móvel e esfera robótica; b) disponibilização de bolsas de pré-iniciação científica aos alunos com bom desempenho no curso de matemática e física com recursos do INCT-SAC (Sistemas Autônomos Cooperativos) com sede no Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação da EESC-USP.

Esse projeto caracteriza a consolidação de atividades educacionais do CIS-USP SC porque envolve diferentes unidades do Campus: um docente da EESC, um docente do ICMC e um educador do IFSC.

Coordenador: Prof. Dr. Marco Henrique Terra (EESC – USP)

Monitor: Walter Tiago Bezerra Neto (Graduando em Engenharia Elétrica)

Público Alvo: alunos de Escolas Públicas Estaduais do Ensino Médio (1° e 2° anos)

Dias e horários do curso (2º Semestre/18): 4ª feira 14h – 16h

Local: Sala de Cursos – Bloco B no andar térreo da Biblioteca da PUSP-SC (Área 2 do Campus USP de São Carlos)

Parceiro Educacional:
Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia – Sistemas Embarcados Críticos
Link: Eng. Rauber Daniel Pereira (UFSCar)

A parceria do CIS-USP SC com a Biblioteca da PUSP-SC ocorre desde setembro 2015, quando o referido Centro deu início às suas atividades na Área 2 do Campus USP de São Carlos com a primeira turma do Programa de Ensino de Inglês, realizadas nas dependências do Sala 13 do Pólo de EAD de São Carlos da USP/UNIVESP.

(Com informações e foto da Biblioteca da Prefeitura do Campus USP de São Carlos)