11 de outubro de 2018

Projeto de Judô aproxima jovens atletas à Universidade

Foi oficialmente lançado no dia 10 de outubro, no Campus USP de Ribeirão Preto, o projeto Judô na EEFERP – Aproximação entre a Universidade e a Sociedade através do Esporte, numa iniciativa da Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto da USP (EEFERP), visando atrair alunos dos ensinos fundamental e médio para o mundo acadêmico, por meio do esporte. O objetivo é trabalhar com todas as modalidades estudadas pela EEFERP, tendo-se optado por começar pelo Judô, sua história e importância no contexto dos Jogos Olímpicos, com o intuito de aproveitar esse momento e apresentar aos jovens as oportunidades de futuro que a USP oferece.

Prof. Tito José Bonagamba

Na opinião do Prof. Tito José Bonagamba, docente e pesquisador do IFSC/USP e um dos idealizadores deste projeto, o judô tem como um dos fundamentos principais a disciplina dos atletas, destacando-se como uma das modalidades olímpicas de maior expressão no país, e nomeadamente na cidade de Ribeirão Preto onde desde 1960 constitui um importante centro do desenvolvimento da modalidade no estado de São Paulo, liderado pelo sensei Cleber do Carmo, delegado regional da Federação Paulista de Judô, 12ª Região – Mogiana.

Neste evento participaram estudantes do ensino médio e fundamental que são praticantes de judô e que integram a equipe da 12ª Delegacia Regional da Mogiana – Federação Paulista de Judô, integrantes do Projeto Rumo ao Pódio, coordenado pelo professor Cleber do Carmo.

Nesse dia os alunos realizaram atividades de judô no tatame, após terem visitado as dependências físicas da EEFERP.

Além das atividades com os alunos dos ensinos fundamental e médio, o projeto tem dois outros importantes objetivos, o oferecimento de cursos de judô e a criação de um Núcleo de Alto Rendimento.

Segundo o professor e vice-diretor da EEFERP, Prof. Marcelo Papoti, a vinda desse projeto para a USP de Ribeirão Preto é fundamental, pois aproxima a Universidade da sociedade e concretiza as ações, principalmente pelo fato de a Educação Física ser uma disciplina aplicada.

(Com informações do Jornal da USP)