30 de agosto de 2019

“Journal Clube General Relativity” com Prof. Daniel Vanzella

O programa de palestras intitulado Journal Club General Relativity, organizado pelo IFSC/USP, apresentou no dia  29 do corrente mês o tema Observation of thermal Hawking radiation at the Hawking temperature in an analogue black hole, tendo contado com a participação do docente e pesquisador de nosso Instituto, Prof. Daniel Vanzella.

Neste Journal Club, o pesquisador apresentou os resultados publicados recentemente, que identificam a assinatura da radiação Hawking impressa nas correlações de densidade de um condensado de Bose-Einstein, em que se constrói um buraco mudo.

Em sua apresentação, Vanzella explicou que a radiação Hawking, emitida por um buraco negro, é o mais importante fenômeno já descoberto, unindo ingredientes de Relatividade Geral e Teoria Quântica. Ele afirmou que sua observação direta, no entanto, é muito improvável (se não impossível), devido às irrisórias temperaturas associadas aos buracos negros, que sabemos existirem na Natureza.

Para o pesquisador, por forma a contornar esse empecilho, procura-se medir essa radiação térmica (de fônons) nos chamados “buracos mudos”, análogos sônicos de buracos negros em sistemas de matéria condensada.