21 de maio de 2014

Journal Club: “Potencial de quarks pesados com input de teorias de gauge na rede”

JC-_loguinhoRevisamos aspectos gerais de teorias de gauge, os princípios da formulação de rede da cromodinâmica quântica (QCD) e algumas e algumas propriedades de quarkônios pesados, isto é, estados de um quark pesado e seu antiquark. Estudamos o efeito de incorporar o propagador de glucon de simulações na rede em um modelo de potencial para descrição do quarkônio, no caso do botomômio e do charmônio. Usamos, em ambos os casos, uma abordagem numérica para calcular as massas dos estados de quarkônio. O espectro resultante é comparado em ambos os casos com cálculos usando o potencial de “Coloumb mais linear” (ou potencial Cornell).