12 de abril de 2019

IQSC/USP: Mini-curso de bioestatística aplicada ao Software GraphPad Prism

O Instituto de Química de São Carlos (IQSC/USP) oferece amanhã, 13 de abril, a partir das 08 horas, no anfiteatro A, mini-curso de bioestatística aplicada ao software GraphPad Prism, que combina gráficos científicos, ajuste de curvas (regressão não linear), estatísticas, organização e dados.

O mini-curso será ministrado por Patrícia Kellen da empresa Maestria Treinamentos e tem duração de 8 horas, com término previsto para às 17 horas.  As vagas são limitadas.

O investimento é de R$ 100,00 (cem reais) por participante, que receberá apostilha e certificado.

Os aspectos básicos em bioestatística serão demonstrados aplicados ao software GraphPad Prism. Devido à aplicação direta, pede-se que os participantes tragam computadores portáteis com o GraphPad instalado para acompanharem as aplicações.

Programa:

Conceitos básicos importantes e suas aplicações no cotidiano

Gráficos de Coluna: Teste T não pareado / Teste T pareado / Teste T com uma amostra / One-Way ANOVA ordinários / One-way ANOVA – medidas repetidas;

Gráficos XY (dispersão): Regressão e Correlação Linear;

Gráficos de contingência: Teste Qui-quadrado / Teste exato de Fisher;

Curva de mortalidade/sobrevida (survival);

Partes de um todo: Computando frações de um total / Teste Qui-quadrado para comparar distribuições observadas e esperadas;

Configurações adicionais e design gráfico: Montando figuras / Importando e exportando gráficos / Representações gráficas adequadas para cada tipo de teste;

Outras informações e inscrições – professor doutor Andrei Leitão:  andleitao@iqsc.usp.br

Mini-curso “Bioestatística aplicada ao GraphPad Prism”

Data: 13 de abril de 2019, sábado, das 08 às 17 horas

Duração: 8 horas

Local: anfiteatro A do edifício Q1 do Instituto de Química de São Carlos (IQSC)

Endereço: Av. Trabalhador São-carlense, 400 – área 1 do campus USP São Carlos

Investimento: R$ 100,00 (cem reais) inclui apostilha e certificado

Vagas limitadas.

Os participantes devem trazer computadores portáteis com o GraphPad Prism instalado.

(Com informações da Assessoria de Comunicação do IQSC/USP)