Notícias

Instituto recebe SIFSC-2015 e X SeLIC

SIFSC-SELIC-2015_01No dia 28 de setembro, decorreram as cerimônias de abertura da Semana Integrada do Instituto de Física de São Carlos – SIFSC-2015 e da X Semana da Licenciatura em Ciências Exatas – X SeLIC. A SIFSC, que se encerra em 02 de outubro, é organizada por alunos de graduação e pós-graduação do IFSC/USP, tendo como objetivo estimular, nos próprios estudantes, a capacidade de trabalho em grupo e de gerenciamento de grandes eventos. A programação da SIFSC é constituída por palestras, minicursos, workshops, apresentações culturais e outras atividades.

Já a SeLIC, que também se encerra no dia 02 de outubro, é organizada por alunos do curso de Licenciatura em Ciências Exatas do Campus USP – São Carlos, com o apoio das unidades deste Campus. Tendo como público-alvo os professores da rede pública e privada e alunos de licenciatura da USP, o evento conta com diversas atividades que ocorreram no IFSC, como, por exemplo, apresentações de trabalhos científicos, minicursos, oficinas e palestras.

SIFSC-2015

Pelas 13h30 do dia 28 de setembro, no Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas (IFSC/USP), o Prof. Dr. Tito José Bonagamba, Diretor do Instituto, apresentou a palestra de abertura da SIFSC-2015 (confira algumas imagens da Semana AQUI), tendo destacado algumas características importantes relacionadas com a USP, bem como o fato de personalidades de topo (políticos, escritores, artistas, entre outros) se terem formado na Universidade. O diretor também falou sobre o IFSC, que teve início em 1953, como departamento de física na Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP). Posteriormente, o IFSC uniu-se ao Instituto de Química de São Carlos (IQSC/USP), tendo dado origem ao Instituto de Física e Química de São Carlos (IFQSC).

Em 1994, ambas as instituições se SIFSC-SELIC-2015_02tornaram independentes da USP e, desde aí, o Instituto de Física de São Carlos se reforçou com docentes e pesquisadores que trabalham com estudos teóricos e experimentais, bem como com pesquisa, desenvolvimento e inovação. Parte do trabalho realizado no IFSC, segundo o Prof. Tito Bonagamba, envolve profissionais de outras áreas: Vinte e cinco por cento de nossos docentes não são formados em física, mas, sim, em engenharia, química, biologia e em outras áreas do conhecimento.

Em sua fala, o diretor do IFSC também ressaltou o esforço do Instituto em mostrar aos alunos que há grande possibilidade de atuação tanto na academia como no setor produtivo, tendo dado exemplos de ex-alunos desta Unidade que trabalham hoje em grandes empresas, como, por exemplo, Microsoft, Embraer, Samsung, Faber-Castell, entre outras.

Por fim, o Prof. Tito Bonagamba destacou as atividades científicas e culturais organizadas pelo Instituto, como, por exemplo, o Universitário por 1 Dia, Programa de Iniciação-Científica, Escola de Física Contemporânea, a Exposição Portinari – Arte e Meio Ambiente, a série de concertos com a USP-Filarmônica, e outras ações que objetivam um contato mais próximo do IFSC com alunos do ensino fundamental e médio, professores e pais desses estudantes, bem como com a sociedade em geral.

SIFSC-SELIC-2015_03Após a abertura, a Profa. Dra. Marcia Barbosa, Diretora do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (IF/UFRGS), ministrou uma palestra onde discutiu a importância da água, que é um material fundamental para a sustentabilidade do planeta. Em seu seminário, a docente também falou sobre como os comportamentos anômalos da água foram e podem ser usados para melhorar a sustentabilidade da vida humana na Terra.

Por sua vez, Marcelino Vicente de Almeida Dantas, SIFSC-SELIC-2015_04da empresa Indústrias Nucleares do Brasil (INB), falou sobre o conceito e as aplicações das radiações, as grandezas e unidades radiológicas, o ciclo do combustível nuclear, os fatores de proteção radiológica, e sobre o serviço de proteção radiológica da INB.

SIFSC-SELIC-2015_05O Prof. Dr. Roberto de Andrade Martins (IFSC/Universidade Federal de Pernambuco/Universidade Federal de São Carlos) destacou o papel da experimentação na ciência, tendo apresentado a proposta de Karl Popper* e analisado a sua relação com uma declaração de Albert Einstein, e mostrou que, na prática, a atitude de Einstein jamais correspondeu à sua declaração.

Já o profissional Igor Fier, especialista SIFSC-SELIC-2015_06técnico da Quantum Design – América do Sul, falou sobre os equipamentos produzidos nesta empresa, tendo também comentado sobre seu trabalho na Quantum Design, onde é responsável por instalar os equipamentos, bem como realizar a manutenção dos aparelhos da companhia.

X SeLIC

Ainda no Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas, realizou-se pelas 19h a cerimônia de abertura da X SeLIC, cujo tema deste ano é A nova geração de professores diante a tecnologia e acessibilidade. A mesa de honra foi constituída pelos Profs. Drs. Tito José Bonagamba, Éder Tadeu Gomes Cavalheiro (Vice-Diretor do IQSC/USP), Edna Maura Zuffi (Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação – ICMC/USP), Antonio Carlos Hernandes (Pró-Reitor de Graduação da USP), Cibelle Celestino Silva (Suplente da Comissão do Curso de Licenciatura em Ciências Exatas), Sérgio Muniz (Comissão SIFSC-SELIC-2015_07Organizadora Docente da SeLIC) e o discente Gevair Norberto (Comissão Organizadora Discente da SeLIC).

Em nome do Diretor do IQSC/USP, Prof. Dr. Germano Tremiliosi Filho, o Prof. Éder Cavalheiro agradeceu às autoridades presentes, tendo também saudado a todos os participantes da Semana. Em sua fala, o docente destacou a importância da SeLIC: Não é todo dia que se comemora dez anos de um evento como esse.

A Profa. Edna SIFSC-SELIC-2015_08Zuffi agradeceu a todos os participantes da X SeLIC e desejou que esses alunos se sintam bastante acolhidos. Esse é o aniversário número dez da SeLIC, um evento que já está consolidado e que tem se mostrado de bastante qualidade. É por isso que essa iniciativa tem persistido ao longo de todos esses anos, pontuou a docente.

SIFSC-SELIC-2015_09A Profa. Cibelle Celestino destacou a importância das atividades da SeLIC que, em sua opinião, são de alta qualidade e essenciais para a formação de um professor, tendo em vista que essas ações lidam com temas de grande importância para a educação básica e precisam ser refletidas pelos alunos de licenciatura. Aproveitem as atividades que serão oferecidas nesta Semana, afirmou ela, tendo sublinhado também o árduo trabalho dos organizadores do SIFSC-SELIC-2015_010evento.

Na ocasião, o docente Sérgio Muniz (IFSC/USP) elogiou os alunos pela organização da X SeLIC e também salientou a necessidade de se discutir o tema desta edição. Os alunos percebem que esse é um assunto importante e atual. Hoje, muitos cursos de licenciatura no Brasil ainda caminham de modo tímido, disse ele.

SIFSC-SELIC-2015_011O Prof. Tito Bonagamba falou sobre o IFSC e, inclusive, sobre as já mencionadas ações científicas e culturais do Instituto. De acordo com o diretor, é fundamental a participação dos alunos de licenciatura nas iniciativas promovidas pela Unidade. Temos discutido com a Diretoria de Ensino de São Carlos sobre o possível oferecimento de uma educação continuada para docentes da rede pública de São Carlos, envolvendo a Física Moderna.

O discente Gevair Norberto agradeceu aos demais SIFSC-SELIC-2015_013integrantes da mesa de honra e a todos os participantes da X SeLIC. Gostaria de fazer um convite a todos os alunos, para que no próximo ano participem da Semana como membros da comissão organizadorado evento, porque é muito gratificante organizar a SeLIC, oferecendo informações que contribuem para uma melhor formação acadêmica, concluiu.

SIFSC-SELIC-2015_012A cerimônia teve continuidade com a palestra Avanços alcançados para ensino e graduação, ministrada pelo Prof. Antonio Carlos Hernandes. Nos momentos que antecederam sua apresentação, ele destacou a relação entre o número de alunos de licenciatura e de docentes na USP. O número de pós-doutorandos do IFSC para cada docente do Instituto, segundo Hernandes, equivale a 0,84. Por outro lado, a média da USP é 0,3, disse ele, complementando que, nas instituições de ensino superior de países da Europa e América do Norte, esse número geralmente é acima de 1.

Na circunstância, o Prof. Hernandes destacou o fato dos organizadores da SeLIC motivarem a participação de alunos na organização da Semana, uma vez que atividades como esta oferecem experiências que não são absorvidas em sala de aula. As pessoas devem se envolver mais com essas atividades, porque a quantidade de coisas que se aprende durante esses eventos é muito grande. Garanto a vocês que o ganho pessoal de quem participa é enorme, pontuou.

*Filósofo que propôs um critério de demarcação entre ciência e não-ciência, com base na refutabilidade experimental de uma teoria.

Assessoria de Comunicação

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..