13 de junho de 2019

Inscrições – “Prêmio Ciência e Tecnologia – São Carlos 2019”

Estão abertas até dia 09 de agosto próximo as inscrições para o Prêmio Ciência e Tecnologia de São Carlos 2019, baseado na Lei Municipal 12.618/2000, sob os auspícios da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação.

As inscrições podem ser realizadas em uma das cinco modalidades de premiação: Pesquisador Sênior, Jovem Pesquisador, Professor de Ciências, Clube de Ciências da Rede Estadual e Jovem Cientista São-carlense.

Para concorrer ao prêmio de Pesquisador Sênior o interessado deve ter mais de 40 anos, devendo ser reconhecido pelos seus trabalhos científicos, de alto nível, sua dedicação à formação de recursos humanos e sua interação e envolvimento com o desenvolvimento científico do País.

Já para concorrer na modalidade Jovem Pesquisador é necessário ter no máximo 40 anos e ser reconhecido pelo seu trabalho científico inovador e contribuição à ciência.

Na modalidade Professor de Ciências poderão se inscrever professores do ensino fundamental das redes municipal, estadual e particular de ensino, sendo necessário apresentar uma monografia que deverá abordar como ensinar ciências, sua contribuição será analisada pelo caráter inovador da proposta.

Na modalidade Clube de Ciências da Rede Estadual de Ensino será reconhecido o que apresentar o melhor trabalho, monografia ou projeto, e sua contribuição será analisada pelo caráter inovador da proposta.

Para concorrer ao prêmio de Jovem Cientista São-carlense é necessária a indicação pelo professor responsável e apresentação do projeto desenvolvido. O jovem cientista será reconhecido pelo destaque em aprendizado em Ciências.

Inscrições

As inscrições para qualquer uma das cinco modalidades poderão ser feitas até o dia 9 de agosto. Para as modalidades Pesquisador Sênior e Jovem Pesquisador as inscrições deverão ser feitas pelas universidades, institutos de pesquisa ou associações de classe, não sendo permitida a inscrição individual. As inscrições para essas modalidades poderão ser realizadas via e-mail (jose.tundisi@saocarlos.sp.gov.br)ou diretamente na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação, localizada na rua Itália, 756, na Vila Prado.

Para Professor de Ciências das escolas municipais e particulares as inscrições, com indicações das escolas, deverão ser feitas via e-mail orlando.mengatti@saocarlos.sp.gov.brou na Secretaria Municipal de Educação, localizada na rua 13 de Maio, 2.000, no centro.

Os professores de ciências da rede estadual e Clubes de Ciências deverão fazer as inscrições via e-mail DESCL@educacao.sp.gov.brou diretamente na Delegacia Regional de Ensino, localizada na rua Conselheiro Joaquim Delfino, 180, Jardim Centenário.

A lista com o nome dos premiados será divulgada no dia 30 de setembro. Os premiados receberão um diploma da Câmara Municipal e uma placa comemorativa referente ao Prêmio da Prefeitura Municipal de São Carlos. A data da solenidade ainda será definida.

Vencedores 2018

Três pesquisadores seniores foram premiados com o Prêmio Ciência – Tecnologia São Carlos 2018: Elson Longo da Silva (professor titular do Departamento de Química da UFSCar), Glaucius Oliva (Professor Titular do IFSC/USP) e Paulo Estevão Cruvinel (pesquisador da EMBRAPA Instrumentação Agropecuária).

Na modalidade Jovem Pesquisador, receberam a premiação Márcio Weber Paixão (docente do Departamento de Química da UFSCar) e Frank Nelson Crespilho (docente do Instituto de Química de São Carlos da USP).

Já na categoria Professor de Ciências, a vencedora foi Bárbara Daniele Guedes Rodrigues, docente da Escola Estadual Sebastião de Oliveira Rocha, com o Projeto “Análise do Consumo Médio de Água das Torneiras Automáticas do SOR”.

O Clube de Ciência vencedor foi dirigido pela Diretoria Regional de Ensino de São Carlos e Região e o Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica do Instituto de Física de São Carlos (CEPOF/IFSC), tendo vencido com o tema: “Clubes de Ciências: despertando jovens estudantes para o prazer da ciência, por investigação e participação em eventos científicos”.