18 de dezembro de 2019

Iniciativa do Espaço Interativo de Ciências – EIC-CIBFar

Em 2019, o Espaço Interativo de Ciências (EIC – CIBFar/CEPID/FAPESP) ofereceu o curso “Utilização de experimentos e modelos tridimensionais no ensino de biologia molecular para o ensino básico”, em parceria com a Diretoria de Ensino Regional São Carlos (SEE-SP). Dele participaram cerca de 40 professores de Ciências da Natureza, de 29 escolas estaduais de São Carlos, reunindo-se em 10 encontros durante os meses de agosto a dezembro.

Nos encontros foram realizadas palestras e atividades práticas com a utilização de estratégias e materiais didáticos produzidos pelo EIC. Cada uma das escolas representadas recebeu um kit “DNA-RNA-Proteína”, com cerca de 6.000 peças, para ser utilizado pelos professores cursistas em suas respectivas escolas, com seus próprios alunos, ao longo do curso e posteriormente.  Alguns professores replicaram as atividades práticas em sala de aula e obtiveram bons resultados: “Esse curso e esse material são ótimos! Muito proveitoso pra mim e principalmente para os alunos”, relatou a professora da Escola Estadual Conde do Pinhal, Silvana Tonon.

Uma atividade de encerramento foi idealizada para que os professores das diferentes escolas pudessem compartilhar suas experiências utilizando os materiais didáticos e discutirem com seus pares os resultados alcançados. Nesse evento, ocorrido no último dia 7 de dezembro, cinco professores apresentaram o trabalho realizado em sala de aula e ao final cada participante foi contemplado com um kit “Processo de tradução, RNAm-proteínas”, com cerca de 860 peças.

Da equipe desenvolvedora do curso fez parte a Profa. Leila M. Beltramini (coordenadora), Prof. Nelma R. S. Bossolan, Educadora Gislaine Costa dos Santos, todas do IFSC-USP, e a Profa. Marília Faustino Silva, da Diretoria de Ensino Regional de São Carlos. Também participaram no oferecimento das atividades os pós-graduandos do IFSC-USP, Andre Schutzer de Godoy, Jakeline de Freitas Ferreira, Marcela Nunes Argentin, Rafaela Sachetto Fernandes e Raphael Antonio Caface.

Clique AQUI para acessar o álbum de fotos.