25 de janeiro de 2011

INBEQMeDI realiza workshop no IFSC

Será realizado, nos dias 10 e 11 de fevereiro, nas dependências do Instituto de Física de São Carlos (IFSC), o workshop do Instituto Nacional de Biotecnologia Estrutural e Química Medicinal em Doenças Infecciosas (INBEQMeDI), projeto derivado do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT).

O evento, direcionado a um público mais limitado, contará com a participação de pesquisadores não somente do IFSC, mas de outras universidades, como Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), USP, campi Ribeirão Preto e São Paulo, Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

De acordo com Richard Charles Garratt, professor titular do IFSC e também o principal coordenador do workshop, o evento é realizado semestralmente. “Esse workshop serve para medir e discutir a participação dos pesquisadores e colaboradores, que fazem parte do projeto do INBEQMeDI. Por ora, é um evento mais restrito, onde somente coordenadores do INBEQMeDI estarão participando”, conta Richard.

O docente também explica que, em novembro do ano passado, houve uma reunião, em Brasília, onde todos os coordenadores dos INCTs participaram, para discutir os projetos que vêm sendo desenvolvidos. No workshop, Richard irá discutir e compartilhar com os participantes os tópicos discutidos nessa reunião.

No caso do INBEQMeDI, atualmente, coordenado por ele, diversos pesquisadores colaboram na evolução das pesquisas realizadas no IFSC. “Por exemplo, às vezes estamos tentando cristalizar uma proteína que é purificada em Ribeirão Preto”, explica. “Todos esses subprojetos estão reunidos em volta de um tópico comum, que são as doenças infecciosas. Esses estudos envolvem a parte de cristalografia e técnicas relacionadas à estrutura biológica para, posteriormente, usarmos essas informações para fins aplicados na química medicinal”.

Richard explica que o INCT do IFSC, anteriormente, era coordenado pelo professor Glaucius Oliva, recentemente nomeado presidente do CNPq. Por esse motivo, Richard entra como o substituto de Glaucius, para dar continuidade ao projeto e às discussões relacionadas ao mesmo.

Embora este workshop esteja direcionado a um público reservado, Richard afirma que há intenções de realizar, no próximo semestre, um workshopmais amplo, que inclua todos os envolvidos no projeto do INBEQMeDI.

Data: 25 de janeiro