Notícias

12 de maio de 2015

Inaugurada a Unidade de Terapia Fotodinâmica

Realizou-se na manhã do dia 09 de maio, nas instalações da Santa Casa da Misericórdia de São Carlos, a cerimônia de SCMSC-LOGO200inauguração da Unidade de Terapia Fotodinâmica (UTF) daquela instituição, um setor que oferecerá tratamento oncológico gratuito com tecnologia desenvolvida e disponibilizada pelo Grupo de Óptica do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP).

A mesa de honra, que foi presidida por Gilberto Brina, Diretor Superintendente da SCMSC, foi composta pelas seguintes personalidades: Provedor da SCMSC, Antônio Valério Morillas Júnior; Prof. Dr. Vanderlei Bagnato (IFSC/USP); Prof. Dr. Tito J. Bonagamba, Diretor do IFSC/USP; Dr. Flávio Guimarães, médico radioncologista e Coordenador da Radioterapia da SCMSC; João Roberto Campanini, Padre da Paróquia Nossa Senhora de Fátima; Prof. Dr. Osvaldo Novais de Oliveira Jr., Vice-Diretor do IFSC/USP; Sra. Iraídes, representante da Rede Feminina de Combate ao Câncer; vereadora Cidinha do Oncológico; Major Wellington, do 28º DPMI, de São Carlos; Marcus Alexandre Petrilli, Secretário de Saúde de São Carlos; vereador Benedito Matheus Filho, representando a presidência da Câmara Municipal de São Carlos; Antonio Lobbe Neto, Deputado Federal; Sra. Mariângela, do Grupo de Voluntários da SCMSC e o Prefeito Municipal de São Carlos, Paulo Altomani.

Na ocasião, Gilberto Brina 3Gilberto350enfatizou que a SCMSC traduz a implantação da nova Unidade como um marco na trajetória do hospital, pois, com a fotodinâmica em atividade, haverá a oportunidade de prestar um serviço de excelência, inovador e inédito no tratamento de câncer, diabetes, artrites e artroses, de forma gratuita a toda população de São Carlos e região. Esta é uma ação de responsabilidade social da Santa Casa, já que todo o custo de manutenção do serviço será da instituição, sem que seja remunerado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que ainda não inclui esse tipo de tratamento entre os itens de atenção à saúde. Brina também destacou os benefícios que a terapia fotodinâmica traz à população, como a redução dos efeitos colaterais de diversas doenças e a cura de determinados tumores cancerígenos. A tecnologia desenvolvida pelo Grupo de Óptica do IFSC/USP proporcionará uma melhor qualidade de vida para quem já está debilitado com a doença e trará mais comodidade às famílias que acabam vivenciando o problema ao lado do paciente, complementou, tendo ressaltado a parceria entre o IFSC/USP e a Santa Casa, que deverá resultar na disponibilidade de futuras técnicas que poderão chegar à sociedade, permitindo novas interações entre o meio científico e a população.

2Bagnato350Seguidamente, o Prof. Vanderlei Bagnato disse que a Universidade de São Paulo tem uma filosofia que se resume na seguinte frase: Naquilo que é necessário, nós temos unidade. Naquilo que é duvidoso, nós temos liberdade. Mas, em todo o resto, nós temos caridade. Para ele, o conhecimento gerado pela Universidade deve estar disponível à sociedade, tendo sublinhado o trabalho realizado pelo IFSC/USP fora do país, destacando a necessidade de ter como um dos focos principais, a cidade em que o Instituto é sediado. Segundo Vanderlei Bagnato, além de ser um polo tecnológico, São Carlos foi a única cidade citada três vezes na abertura dos trabalhos de inauguração do Ano Internacional da Luz, realizada pela Organização das Nações Unidas – ONU. Nossa cidade foi mencionada três vezes devido ao investimento que vem fazendo em tecnologia para as áreas de saúde. Então, temos que desenvolver a tecnologia e nos unirmos à classe médica, que é bastante competente em São Carlos, para legitimar essas tecnologias, afirmou. O pesquisador do IFSC/USP disse, ainda, que as tecnologias disponibilizadas pelo Instituto para a SCMSC são inovações consagradas. Entre elas, ele destacou o tratamento de câncer de pele e a mucosite – inflamação interna da boca e garganta que provoca o aparecimento de úlceras e outras feridas nessa região. Para ele, todos os aparelhos e tecnologias, cujas qualidades e eficiências são comprovadas, devem ser disponibilizados à população. Além disso, o docente destacou alguns projetos que deverão chegar à Santa Casa em breve, como, por exemplo, uma nova tecnologia para a descontaminação de ambiente hospitalar, tratamento de úlceras, entre outras metodologias criadas por pesquisadores do Grupo de Óptica.

Na sua alocução, o Prof. Tito 1Tito350J. Bonagamba destacou o orgulho que o IFSC/USP sente em participar desse movimento, através das atividades do Prof. Vanderlei Bagnato, de grande importância para a sociedade brasileira. Tito aproveitou a oportunidade para recordar que outra parceria importante antecedeu a que diz respeito ao lançamento da Unidade de Terapia Fotodinâmica, que foi a instalação de um sistema de geração de imagens por Ressonância Magnética Nuclear no Centro de Diagnóstico por Imagem (CIDI) da SCMSC, um equipamento de alto grau de complexidade desenvolvido pelo Grupo de Ressonância Magnética do mesmo Instituto. Em função desse importante projeto, liderado pelo Prof. Horácio Carlos Panepucci, também Diretor do IFSC, o Hospital Escola de São Carlos recebeu seu nome em homenagem póstuma.

Além disso, Tito Bonagamba enalteceu o profissionalismo e o espírito humanitário indelevelmente ligado à personalidade de Vanderlei Bagnato, tendo ressaltado a qualidade das pesquisas básica e aplicada desenvolvidas no Instituto de Física de São Carlos. O IFSC agradece à Santa Casa por ter oferecido este espaço físico para a instalação dos equipamentos que foram desenvolvidos pelo Grupo do Prof. Bagnato e que foram resultado das pesquisas realizadas em nosso Instituto, tendo aproveitado a oportunidade para elencar e destacar outros projetos que estão sendo realizados e que se aproximam da medicina, tais como o desenvolvimento de novos fármacos e biossensores, os trabalhos que se encontram em curso na área da nanomedicina, a construção de outros tipos de equipamentos para diagnóstico médico, incluindo uma versão atualizada do sistema de imagens por Ressonância Magnética Nuclear, entre muitos outros que estão tomando forma aplicada em nosso Instituto, em função da existência de várias áreas de comum interesse dos profissionais da SCMSC e do IFSC/USP.

4Antonio350Tito José Bonagamba informou a todos que ações de aproximação dessas comunidades deverão ser realizadas brevemente, na forma de Workshops, tendo agradecido ao Prof. Bagnato e sua equipe, em nome da USP e do IFSC, as pesquisas e os resultados que todos têm oferecido, essencialmente destinados ao bem estar da sociedade brasileira, que se traduzem em um papel de fundamental importância para nossa Universidade.

Para Antônio Valério, Provedor da SCMSC, a instituição tem realizado um rápido processo de modernização, com investimentos em novas tecnologias, proporcionando melhorias no que se refere à saúde em São Carlos. Em seu discurso, o Provedor sublinhou que Hoje, a Santa Casa é referência de tratamento em FLAVIO250diversos campos, especificamente nas áreas de oncologia e de radioterapia.

Já o Dr. Flávio Guimarães, que trabalhou durante alguns anos nos Estados Unidos, destacou a simplicidade e a acessibilidade do Prof. Vanderlei Bagnato, que tem colaborado no crescimento da ciência dentro da Santa Casa de São Carlos. Acredito muito na tríade do assistencialismo, ensino e pesquisa. Hoje, vejo esta inauguração como um passo muito importante para uma caminhada que se antevê longa, mas muito promissora, disse ele.

5MARCUS250Posteriormente, Marcus Petrilli destacou a felicidade em ver um equipamento nascido na Universidade sendo disponibilizado à sociedade. Acredito que, mais uma vez, em parceria com a universidade, a Santa Casa sai à frente e traz à população um diferencial tecnológico que vai melhorar a qualidade de vida das pessoas, afirmou o Secretário de Saúde do Município, palavras que foram corroboradas pelo vereador Benedito Filho, que acentuou o fato do Instituto de Física ter resgatado o verdadeiro princípio da universidade, que é unir-se, praticar ciência e fazer caridade para com a sociedade, 6Benedito300melhorando a qualidade de vida da comunidade. Alguns cientistas fazem pesquisa com dinheiro público, para enriquecimento próprio. Mas, com esta lição de humildade do Prof. Bagnato e do Instituto de Física de São Carlos, bem como de seus parceiros, podemos dizer que existem profissionais que fazem ciência para a melhoria da qualidade de vida da população, disse ele, que também parabenizou a provedoria da SCMSC pela inauguração da UTF.

Em seu discurso, Antonio Lobbe Neto parabenizou a equipe do IFSC/USP e da SCMSC, em particular, bem como os Profs. Drs. 7Lobbe250Tito Bonagamba, Vanderlei Bagnato e Osvaldo Novais. A Universidade de São Paulo é uma das melhores instituições de ensino do mundo e os resultados de seus trabalhos refletem isso mesmo, não só em São Carlos, mas também no estado de São Paulo, no Brasil, e fora de nosso país.

Após o discurso de Lobbe Neto, o Prefeito Paulo Altomani citou os Profs. Sérgio e Yvonne Mascarenhas, pioneiros do Instituto de Física de São Carlos, tendo também ressaltado a simplicidade do Prof. Vanderlei Bagnato que, em 2013, através de cinco telefonemas, trouxe a São Carlos cinco ganhadores do 8Paulo250Prêmio Nobel. Isso é prova do reconhecimento e respeito que Bagnato tem a nível internacional, afirmou Altomani.

Em um gesto de agradecimento profundo, a SCMSC chamou a Dra. Fernanda Paolillo, pesquisadora do Grupo de Óptica do IFSC/USP, que recebeu flores da equipe da Santa Casa, em homenagem simbólica a todas as mulheres e pesquisadoras do Instituto de Física de São Carlos e da Universidade de São Paulo. Vanderlei Bagnato também foi homenageado, tendo recebido uma placa de agradecimento com os seguintes dizeres: Homenagem ao Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato e equipe do Grupo de Óptica do Instituto de Física de São Carlos, da Universidade de São Paulo – dedicados a realizar ciência e inovação com responsabilidade social – o profundo reconhecimento pela inestimável contribuição ao aprimoramento dos serviços da Unidade de Terapia Fotodinâmica, da Santa Casa da Misericórdia de São Carlos. São Carlos, maio de 2015 – Mesa administrativa da Santa Casa da Misericórdia de São Carlos.

Finalmente, coube ao Padre João Roberto Campanini abençoar os presentes e a placa que eterniza a parceria entre o Instituto de Física de São Carlos e a Santa Casa da Misericórdia de São Carlos.

Abaixo, confira algumas imagens da cerimônia de inauguração da Unidade de Terapia Fotodinâmica:

SCMSC2015-01SCMSC2015-02  

 

 

 

 

 

 

SCMSC2015-03   SCMSC2015-04

SCMSC2015-05 SCMSC2015-06

SCMSC2015-07   SCMSC2015-08

SCMSC2015-09

SCMSC2015-010

 

 

 

 

 

 

 

SCMSC2015-011

SCMSC2015-012

 

 

 

 

 

 

 

SCMSC2015-013

SCMSC2015-014

 

 

 

 

 

 

 

Assessoria de Comunicação

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..