26 de novembro de 2018

Curso de “Arduino”: IFSC/USP recebe alunos do SENAC

Oito horas de aulas divididas em dois dias de um curso que abordou as principais características da plataforma Arduíno para uma utilização lata em termos profissionais.

Esta foi a proposta lançada e concretizada na realização de um mini-curso promovido pelo IFSC/USP, realizado nos dias 20 e 21 de novembro, em estreita parceria com uma das muitas turmas que frequentam o SENAC de São Carlos e, neste caso específico, com uma turma do Curso Técnico e Informática.

Rodrigo Barreto

Para o Prof. Rodrigo Barreto (SENAC), que acompanha esta turma no curso do IFSC/USP, as aulas ministradas pelo técnico de nosso Instituto, Antenor Petrilli Filho, sob supervisão do Prof. Luiz Antônio de Oliveira Nunes, têm sido impecáveis e de uma utilidade muito grande: “Estes alunos têm um projeto no SENAC relacionado com um grupo de robótica e como eles estão aprendendo toda a parte de hardware e como funcionam os componentes dos computadores, e porque algumas de suas competências têm como base a eletrônica, tem sido muito interessante poder unir todas elas neste curso de Arduíno. Estes alunos já tiveram anteriormente algum contato com a plataforma “Arduino”, mas a abordagem feita neste curso tem sido decisiva para que eles entendam tudo aquilo que se pode fazer com a plataforma e dar andamento a qualquer projeto que seja lançado”, comentou Rodrigo Barreto, que aproveitou para agradecer ao IFSC/USP a oportunidade dada ao SENAC para levar seus alunos para dentro da Universidade, proporcionando-lhes uma experiência que irá ficar gravada para sempre em suas memórias.

Antenor Petrilli Filho explicando os conceitos do “Arduino”

Para Antenor Petrilli Filho, o importante neste curso é poder passar alguns dos pontos fundamentais do Arduino e tentar adequar o vocabulário, atendendo a que esta turma tem alunos com várias faixas etárias “É a primeira vez que o SENAC visita o IFSC/USP e esperamos poder trazer mais turmas dessa prestigiada escola, bem como alunos de outras instituições”, acrescenta Antenor, cuja opinião é corroborada por Leandro de Oliveira, técnico de ensino do IFSC/USP, que assiste Antenor e que salienta o quanto essa turma do SENAC interage e tem vontade de aprender.

Carlos (36) é um dos alunos deste curso e confessa que já tinha “brincado” um pouco com o “Arduino”: “Sensacional poder estar neste curso e entrar mais profundamente na plataforma e ver todas suas potencialidades. Com isto, poderei dar corpo a alguns de meus projetos futuros”, enfatiza Carlos, que elogia a forma como as aulas foram programadas.

Maria Carolina (22) ainda não decidiu qual a área profissional que irá seguir, mas salienta que o curso é bem legal: “Estou bastante entusiasmada, até agora tem sido fácil. Acho que a programação é que vai dar mais trabalho”.

Embora cada aluno tenha a sua própria expectativa, o certo é que esta turma sairá do IFSC/USP com mais conhecimento agregado e a experiência do ambiente universitário.

Que assim seja!

Rui Sintra – Assessoria de Comunicação – IFSC/USP