18 de abril de 2019

IFSC/USP promove Aula Magna com Prof. José Nelson Onuchic

O Prof. Dr. José Nelson Onuchic foi o convidado especial do IFSC/USP para apresentar uma Aula Magna que ocorreu no dia 12 de abril, subordinada ao tema Exploring the Energy Landscape for Protein Folding and Function: Integrating Structural Models and Sequence Coevolution Information, um evento que lotou o Auditório “Prof. Sérgio Mascarenhas” e que contou com diversas personalidades, entre elas o Reitor da USP, Prof. Dr. Vahan Agopyan, que iria permanecer para a Sessão Solene de outorga do Diploma e Medalha de Honra de Professor Honorário do IFSC/USP, promovida pela Congregação do Instituto (ler noticia em outro local deste website).

Coube ao diretor do IFSC/USP, Prof. Vanderlei Bagnato, fazer a introdução ao convidado, tendo salientado o fato de uma Aula Magna ser sempre um marco que representa todo início de ano letivo, em seus primeiros meses, dando valor ao conceito de aula, trazendo sempre alguém ilustre, capaz de transmitir algo importante para os alunos e para a própria comunidade académica, tendo enfatizado que “Hoje, percebo que extrapolamos a comunidade acadêmica. Nosso convidado para ministrar a Aula Magna de 2019 é o Prof. Dr. José Nelson Onuchic, que é físico formado em nosso Instituto e também formado em Engenharia Elétrica pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP) e tem um histórico científico brilhante. Talvez eu possa dizer que o Prof. José Nelson é um exemplo para seguirmos do ponto de vista de carreira acadêmica: ele começou como professor de nosso Instituto e, depois de ter feito doutorado no Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech), foi convidado a ir para os Estados Unidos continuar trabalhando em uma área emergente na época – biologia estrutural, fazendo cálculos de sistemas de proteínas que são a base da vida”. Ele fez isso de forma tão brilhante, que hoje ele é um dos expoentes no estudo de proteínas”.

Para Vanderlei Bagnato, José Nelson Onuchic tem desempenhado suas funções académicas e científicas de forma brilhante e inovadora, motivo pelo qual ele é membro das principais academias do mundo. “Para nós e para os alunos do Instituto é uma honra receber uma pessoa como o José Nelson. Ano passado, quem ministrou a Aula Magna foi o professor Daniel Kleppner, também um expoente da área. Para nós e sem desprimor para os restantes, você está acima de todos, trabalhando em uma área que você mesmo antecipou”, concluiu o diretor do IFSC/USP.

Rui Sintra – Assessoria de Comunicação – IFSC/USP