8 de agosto de 2018

No IFSC/USP: uma semana de “Curso Livre de Introdução ao Arduíno”

A demanda foi grande de todos quantos desejaram frequentar o Curso Livre de Introdução ao Arduíno, que ocorreu entre os dias 30 de julho e 03 de agosto, nas instalações do IFSC/USP, um evento gratuito que congregou aproximadamente sessenta participantes de todas as idades, entre alunos do Campus USP de São Carlos e de outras universidades, como, também, pessoas visivelmente interessadas no conteúdo e oriundas da sociedade.

Ministrado pelo Técnico dos Laboratórios de Ensino de Física do IFSC/USP, Antenor Fabbri Petrilli Filho, com supervisão a cargo dos professores Luiz Antonio de Oliveira Nunes e Marcelo Barros, o Curso Livre de Introdução ao Arduíno mostrou o quanto a sociedade começa a despertar para a utilização dessa plataforma, que propicia um espectro lato de possibilidades em qualquer projeto que se queira iniciar. Muitos interessados pelo curso vieram não só da cidade de São Carlos, como, também de cidades vizinhas – Porto Ferreira e Ibaté -, até mesmo de Ribeirão Preto, como foram os casos de Carlos Iossi e Eliana Cassoni.

Professor da Rede Estadual de Ensino, Carlos Iossi ministra aulas inseridas no denominado Programa de Ensino Integral (PII) e utiliza três laboratórios onde são dadas aulas práticas: “Recebemos recentemente dez Arduínos destinados a ministrar as aulas , mas eles vieram sem qualquer suporte ou explicação introdutória. Daí o motivo da minha presença neste curso livre, por forma a me inteirar de todos os pormenores, que não são muitos, atendendo a que a operacionalização da plataforma é muito simples e objetiva para quilo que se pretende. Será de grande utilidade para aquilo que pretendo, nomeadamente para uma aula específica chamada “Elitiva”, onde os alunos escolhem o que querem fazer”, pontua Carlos.

Eliana é corretora de seguros e participou do curso livre para poder passar todas as informações para sua filha, que estuda Física na UNESP de Rio Claro e que por causa da carga horária se viu impossibilitada de participar. “Estou adorando, até porque o curso livre é muito simples e útil”.

O IFSC/USP cogita organizar em breve mais um curso livre de Arduíno, aberto à comunidade, caso haja demanda que justifique essa ação.