13 de fevereiro de 2019

IFSC/USP: “Café com Física” – “Entanglement Thermodynamics”

Em mais uma edição da iniciativa Café com Física, ocorrida no dia 13 do corrente mês, o docente e pesquisador do Departamento de Física da Universidade de Regensburg (Alemanha), Prof. Dr. John Schliemann, apresentou o seminário que se subordinou ao tema Entanglement Thermodynamics.

Em sua apresentação, o pesquisador apresentou as pesquisas focadas na relação entre o espectro de entrelaçamento de um sistema composto de muitos corpos e o espectro de energia de um subsistema, usando os conceitos da termodinâmica canônica.

O pesquisador sublinhou, entre outros aspectos abordados na sua dissertação, de que forma em muitos casos importantes o emaranhamento Hamiltoniano é, no limite de forte acoplamento entre os subsistemas, proporcional à energia Hamiltoniana do subsistema.

O fator de proporcionalidade é um parâmetro de acoplamento bem definido, sugerindo interpretar o último como uma temperatura inversa.