3 de junho de 2011

IFSC recebe alunos de escolas estaduais

No mês de junho, o Instituto de Física de São Carlos (IFSC) receberá a visita de 30 alunos do ensino médio, de escolas públicas de São Carlos, o que abre mais uma possibilidade para que estudantes tenham um contato mais próximo com a Universidade.

A iniciativa, relacionada à disciplina “Prática de ensino de física”, ministrada pelo docente do IFSC, Marcelo Alves de Barros, tem como objetivo estimular o interesse científico dos alunos de escolas públicas, além da criatividade e habilidades comunicacionais.

A atividade é dividida em etapas:na primeira, alunos de graduação do IFSC vão até as escolas, ministrar mini-cursos, estes oferecidos em horários regulares ou em contraturno. “Nessa etapa, os alunos trabalham atividades mais didáticas e experimentais”, explica Marcelo. “Esse semestre, escolhemos trabalhar com o tema ‘Astronomia’, então os estudantes poderão ver maquetes e kits relacionados a esse assunto, como movimentos de rotação e translação da Terra, fases da Lua etc.”.

Na segunda parte,  programada para os dias 4 e 11 de junho, são os alunos que vêm ao Instituto para participar de uma oficina de Astronomia,  a ser desenvolvida no laboratório de informática. Lá eles terão acessos a simuladores, através de softwares específicos. “Durante a semana seguinte a essa primeira visita, os alunos deverão preparar uma apresentação em Data Show ou Power Point.  No dia 11, finalmente, organizaremos um workshop para que eles apresentem o resultado de seus trabalhos, na forma de comunicação oral”.

De acordo com o docente, essa é uma oportunidade para trabalhar no desenvolvimento de diversas habilidades. “Tentamos agregar um objetivo específico a vários outros secundários, ou seja, além de saber mais sobre física, eles aprenderão a lidar com ferramentas computacionais, desenvolver habilidades de argumentação e comunicação”.

Toda atividade conta com apoio da “Agência de Difusão Científica e Cultural”, coordenada pela professora titular do IFSC, Yvonne Mascarenhas.

Nesse semestre, participam dessa atividade as escolas “Dr. Álvaro Guião” (Centro), “Orlando Peres” (Cidade Aracy) e “Aracy Leite Pereira Lopes” (Jardim Montecarlo).

Sobre a importância da atividade, Marcelo afirma que “para os alunos da graduação, essa é uma importante etapa na formação profissional do futuro professor de física, e para os alunos do ensino médio seria uma forma de aproximação, quebrando a visão da Universidade como algo inacessível, além de despertar o interesse pela ciência e, consequentemente, pela Física”, conclui.

Data: 3 de junho