29 de janeiro de 2019

No IFUSP – I Workshop Tutorial Geant4 em São Paulo (Geant4SP)

O Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP) realiza entre os dias 04 e 08 de fevereiro o I Workshop Tutorial Geant4 em São Paulo (Geant4SP), um evento organizado pelo Centro de Ciências Naturais e Humanidades da Universidade Federal do ABC, do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP) e do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN).

O workshop destina-se principalmente a estudantes de pós-graduação nas áreas de Física Nuclear e Partículas e qualquer campo que lida com a detecção de radiação e partículas, como Física Médica ou estudos de materiais.

O Geant4 é um programa que simula a passagem de radiação e partículas através da matéria, sendo amplamente utilizado na física de altas energias, física nuclear e em aceleradores de partículas, bem como em estudos de ciências médicas e espaciais.

O programa consistirá de palestras plenárias CE atividades práticas coordenadas por pesquisadores convidados, dando ao workshop a dinâmica de um Tutorial. Os participantes são convidados a trazer seu próprio laptop, permitindo que eles terminem o Workshop com uma versão funcional do código.

Os tópicos abordados pelo tutorial são:
– Técnicas de Monte Carlo e simulação de Detector;
– Modelagem de aplicativos;
– Interfaces e visualizações gráficas de eventos e rastreamento – Modelagem Física de processos Hadrônicos e Eletromagnéticos – Geração de Eventos;
– Modelagem de detectores: geometria, materiais e campos externos;
– Simulações “multithreading”;
– Ferramentas de análise;

As inscrições estão encerradas e a participação é aberta a todos apenas para as apresentações no Auditório Abrahão de Moraes. A sessão de hands-on com o computador é apenas para os inscritos, devido à limitação de espaço.

Para obter mais informações sobre este evento, clique AQUI.