20 de novembro de 2019

I Encontro AIMT – Ações de Inserção no Mercado de Trabalho

A Física nunca se preocupou muito em acompanhar seus alunos no caminho do mercado de trabalho. Antigamente, o aluno se formava e ficava por sua conta desbravar as oportunidades que existiam na sua área profissional. Um caminho muitas vezes penoso para quem possuía uma formação de excelência.

A criação do Escritório AIMT, vocacionado para promover ações de inserção no mercado de trabalho e inserido no Instituto de Física de São Carlos (USP), vai no sentido inverso do que vinha acontecendo até aqui. Essencialmente voltado para os alunos de nosso Instituto e do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC/USP), este Escritório está trabalhando já para disponibilizar uma plataforma onde alunos de graduação e de pós-graduação cruzem caminhos com empresas de ponta, de excelência, no sentido de ambas as partes se conhecerem e traçarem objetivos comuns – para os alunos, uma oportunidade de colocação no mercado de trabalho, e para as empresas a certeza de que terão à sua disposição um conjunto diversificado de estudantes de alto nível, com potencial para fazerem parte de seus quadros. Este Escritório AIMT será uma espécie de “ponto de encontro” entre todos os interessados.

O dia 20 de novembro de 2019 ficou marcado pelo I Encontro do Escritório AIMT, um evento que ocorreu no Auditório “Prof. Sérgio Mascarenhas, com as presenças do Diretor do IFSC/USP, Prof. Vanderlei Bagnato, e de professores que, de algum modo, têm bastante prática no âmbito da interligação entre alunos universitários e empresas – Profª Drª Luciana Helena Crnkovic e Prof. Maikon Venicius Vidotti, ambos da UNICEP), e, ainda, o Prof. Dr. Tomaz Toshimi Ishikawa, da UFSCar -, que dialogaram por quase duas horas com os alunos presentes.

Clique na imagem abaixo para assistir ao vídeo deste evento.