02 de outubro de 2018

Filosofísica apresenta: “Forjando uma Laureação: História e Processos de Escolha dos Ganhadores do Prêmio Nobel”

Próximo dia 02 de outubro, a partir das 5:30 da manhã, na sala F-210 do IFSC/USP, com José Guilherme Licio, mestrando em ensino de ciências pela USP

Prêmio Nobel. A Glória máxima do cientista contemporâneo. O símbolo supremo da ciência bem feita. Uma medalha de ouro puro, um diploma escrito à mão, e uma história que reflete a ciência moderna.

Mas de onde veio o Prêmio Nobel? Como são escolhidos os vencedores de cada ano? Quais são os critérios para se escolher trabalhos científicos tão específicos, num mundo em que ciência é feita por tanta gente o tempo todo? A quem cabe a responsabilidade da escolha?

Evidentemente, nada disso é simples. Mesmo o Premio Nobel já passou por problemas, controvérsias e debates acirrados sobre seus objetivos e seus métodos. Nesse ciclo de atividades, vamos refletir de maneira crítica sobre a premiação. Saber um pouco da História do Prêmio, quais processos estão por trás da nomeação dos laureados, e, claro, como em algumas ocasiões as coisas ficaram um pouco nebulosas.

Não percam! Como início do ciclo de atividades, acompanharemos ao vivo o anúncio dos ganhadores do Nobel de física deste ano, no dia 2 de outubro as 6:45 da manhã. Antes, às 5:30 da matina, teremos uma apresentação contextualizando a história e a escolha dos ganhadores do Nobel.

Em dezembro, também veremos ao vivo a cerimônia de premiação, e também acompanharemos as famosas palestras oficiais que os laureados ministrarão. Tudo isso para entender não somente sobre o Nobel – mas sobre as ciências em si.