11 de setembro de 2017

Grupo de Óptica- oportunidade de estágio na França

O Grupo de Óptica do Instituto de Física de São Carlos (GO-IFSC/USP) busca candidatos para realização de estágio pós-doutoral no grupo Robin Kaiser (Nice-França) para trabalhar sobre a detecção de análise de correlações na luz espalhada por átomos frios.

Tais correlações irão providenciar informações sobre as propriedades não clássicas do acoplamento dipolo-dipolo, abrindo novos caminhos para o estudo dos sistemas quânticos abertos. Flutuações clássicas serão utilizadas para identificar assinaturas experimentais da localização de Anderson de luz em átomos frios. Demais estudos poderão ser realizados sobre o impacto do movimento atômico na luz espalhada e as forças de longo alcance entre átomos.

A duração do estágio será de doze meses, e o candidato selecionado será beneficiado com uma bolsa CAPES (€2.100,00/mês, mais auxílio instalação e passagem aérea), no âmbito de projeto CAPES-COFECUB.

Os interessados podem ter perfil experimentalista ou teórico, e devem ter experiência em física atômica ou óptica. Como pré-requisito da CAPES, exige-se que o candidato seja brasileiro e/ou portador de visto permanente no Brasil.

O prazo final para candidatura será 4 de novembro de 2017, sendo que o início do estágio ocorrerá entre 1º de janeiro e 15 de março de 2018.

Para se candidatar, basta enviar currículo aos e-mails bachelard.romain@gmail.com e philippe.courteille@ifsc.usp.br

Assessoria de Comunicação- IFSC/USP