11 de setembro de 2017

Grupo de Biotecnologia Molecular- oportunidade de doutoramento direto

O Grupo de Biotecnologia Molecular do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) oferece oportunidade de Doutorado Direto (DD) financiado FAPESP em estudos de biologia molecular e estrutural das enzimas que participam da degradação de polissacarídeos de parede celular de plantas.

O objetivo geral deste projeto é desvendar mecanismos moleculares relacionados ao depolimerização enzimática de parece celular de plantas, com ênfase especial nos estudos das mono-oxigenases líticas de polissacarídeos (LPMOs).

A bolsa está vinculada ao Projeto Temático “Estudos estruturais e funcionais de enzimas que participam na síntese e degradação de carboidratos complexos”, Projeto Temático da FAPESP (Processo 2015/13684-0) coordenado pelo professor Igor Polikarpov (IFSC/USP).

O projeto terá orientação do professor Polikarpov e deverá ser iniciado no primeiro semestre de 2018. O bolsista poderá usufruir de Bolsa de Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE) por período de até 12 meses para desenvolvimento de parte do projeto em laboratórios dos nossos colaboradores fora do país.

Para o desenvolvimento desse projeto, o bolsista será subsidiado com uma bolsa de Doutorado Direto, com duração de 48 meses, fornecida pela FAPESP. A Bolsa tem valor mensal de R$ 1.988,10 (no primeiro ano), R$ 2.110,20 (no segundo ano), R$ 2.929,80 (no terceiro ano) e R$ 3.626,10 (no quarto ano). Um auxílio financeiro equivalente a 30% do valor anual da bolsa será concedido para despesas diretamente relacionadas às atividades de pesquisa. Os requisitos e benefícios estão disponíveis no site http://fapesp.br/bolsas/dd.

Os candidatos devem possuir excelente histórico escolar de graduação e sólida formação básica em Biologia Molecular, Bioquímica, Biotecnologia ou Farmácia.

Os candidatos devem enviar, por e-mail, uma carta de motivação com dois contatos para referências, acompanhada de cópia do histórico escolar de graduação e Currículo Vitae/Currículo Lattes para o professor Igor Polikarpov no email ipolikarpov@ifsc.usp.br.