6 de fevereiro de 2020

Alunas de Sete Lagoas (MG) acompanham tratamentos no IFSC/USP

No âmbito de um protocolo de intercâmbio estabelecido entre o IFSC/USP, através de seu Grupo de Óptica, e a Faculdade de Sete Lagoas – MG (FACSET), uma vez mais nosso Instituto recebeu, pelo período de uma semana, um grupo de quatro graduandas daquela faculdade mineira.

Tendo como base a Unidade de Terapia Fotodinâmica (UTF) instalada na Santa Casa da Misericórdia de São Carlos (SCMSC), Sara Sena e Josielly Pereira, ambas do curso de odontologia, dedicaram-se ao acompanhamento dos tratamentos de câncer de boca (mucosite), enquanto Karine Sousa e Suzam Moreira, alunas do curso de fisioterapia, atuaram juntas nos tratamentos que estão sendo feitos no âmbito da Doença de Parkinson, nomeadamente no combate à rigidez muscular, tremores e dores que atingem os pacientes portadores da doença.

Tratando a mucosite

Sara Sena

Sara Sena (22) está no 4º ano do curso, enquanto Josielly (21) frequenta o 3º ano, e ambas fazem questão de salientar que escolheram essa área porque seu desejo é restituir o sorriso e a saúde bucal às pessoas: “Desde criança que sinto um forte chamado para a área da saúde, principalmente para a odontologia: aí, segui esse caminho”, sublinha Sara. Concordando com sua colega, Josielly acrescenta: “É muito gratificante ver quando uma pessoa se emociona ao ver que sua saúde bucal foi restaurada e que pode fazer algo que não fazia faz tempo – sorrir!”, argumenta a aluna que trocou o curso de arquitetura pelo de odontologia.

Josielly Pereira

Para ambas, esta estada no IFSC/USP foi uma grande oportunidade para poderem acompanhar as mais recentes pesquisas feitas no nosso Instituto “A USP é uma referência e o Instituto de Física de São Carlos está no topo. Foi uma grande oportunidade que tivemos para acompanhar as pesquisas que estão sendo feitas nesta Unidade, que é referência na Universidade de São Paulo”, salienta Sara. “Não tínhamos a mínima ideia de como funcionava o laser neste tipo de tratamento, que é complementar aos processos de oncoterapia, e vimos quanto eficiente é não só no tratamento mas, principalmente, na prevenção. Testemunhamos o brilho nos olhos dos pacientes. Por outro lado, a chance de podermos escrever um artigo científico na base deste intercâmbio, é de extrema importância”, complementa Josielly.

Decididas a seguir a vida acadêmica e eventualmente a área clínica, em simultâneo, Sara e Josielly afirmam estar preparadas para iniciar este protocolo na cidade de Sete Lagoas, ou quem sabe, mesmo em Belo Horizonte, atendendo ao fato de que um dos equipamentos para tratamento já se encontra na FACSET.

Reduzindo os sintomas da Doença de Parkinson

Karine Sousa

Karine Sousa (22) e Suzam Moreira (24) estão no 4º ano do curso de fisioterapia e os motivos que levaram a escolher a área são bem diferentes. Karine sempre praticou esportes desde criança (handebol e atletismo) e isso a levou a se apaixonar pela fisioterapia, atendendo à importância que a ciência tem para o esporte e para o atleta. Já para Suzam, o fato de ter um irmão mais novo, deficiente, fez com que ela seguisse o chamado para a área.

Suzam Moreira

“Em Sete Lagoas, a demanda por fisioterapia é muito grande, por isso existe a necessidade de haver mais profissionais. Para mim, foi uma grande oportunidade no sentido de aprofundar meus conhecimentos, atendendo a que o IFSC/USP é um instituto de referência internacional, principalmente agora, com as pesquisas que estão sendo feitas no tratamento para minimizar algumas consequências da Doença de Parkinson, através do equipamento de vácuo-laser. Desta forma, podemos trabalhar para restituir alguma qualidade de vida aos pacientes”, pontua Karine. Por sua vez, Suzam destaca o quanto foi benéfico poder testemunhar os procedimentos realizados com os pacientes e a interação que conseguiu fazer com eles. “Incrível como todos os pacientes relataram melhoras significativas, inclusive após a primeira sessão. Fantástica esta pesquisa realizada pelo IFSC/USP, que aproveitou um equipamento dedicado a estética e o transformou em algo inovador vocacionado para a saúde”.

Embora ainda não estejam certas de seu futuro, Karine e Suzam vêm despontar no horizonte a possibilidade de seguirem a vida acadêmica na área de fisioterapia.

Balanço do intercâmbio

Dr. Antônio de Aquino Jr.

Para o Dr. Antônio de Aquino Jr., pesquisador do IFSC/USP que acompanhou o trabalho das quatro jovens, a participação delas foi extremamente positiva, atendendo ao fato que ao longo de uma semana elas tiveram uma forte interação com um lote variado de profissionais e pacientes, para além de terem assistido a aulas e diversas observações.

“A grande proposta é você tentar que as jovens façam um artigo científico, o que à primeira vista parece uma loucura, mas não é. Com isso, as jovens alunas – que já estão terminando seus respectivos cursos – ficam por dentro dos principais tópicos desta ou de qualquer outra pesquisa – introdução, metodologia, resultados, descrição e discussão -, algo que é fundamental para o enriquecimento de seus conhecimentos. Este grupo de alunas conseguiu que seus artigos ficassem 90% prontos para publicação, o que é relevante, até pela redação impecável.”, conclui o pesquisador.

Rui Sintra – Assessoria de Comunicação – IFSC/USP