10 de junho de 2022

Futuros professores dão aulas com novos métodos de trabalhar conteúdos

Alunos da E.E Aracy Leite Pereira Lopes protagonizam ação

Numa interessante ação de integração dos alunos do Curso Interunidades de Licenciatura em Ciências Exatas do IFSC/USP com as escolas do ensino médio sediadas na cidade de São Carlos, realizou-se no dia 31 de maio, na Escola Estadual Aracy Leite Pereira Lopes, um minicurso de física subordinado ao tema “Conservação de Energia”.

Este minicurso traduziu-se em uma aula de física com a participação de dois futuros professores, inserida no Estágio Supervisionado de Ensino de Física, disciplina obrigatória de Habilitação em Física  do citado curso, uma ação que foi coordenada pelo docente do IFSC/USP, Prof. Marcelo Barros. “Esta ação foi preparada como parte de uma disciplina eletiva para os alunos do ensino médio – 1ª, 2ª e 3ª séries. O que se notou nesta ação foi que os alunos se engajaram bastante nesta aula, já que ela ocorreu fora dos parâmetros normais, fazendo com que todos eles participassem mais ativamente. Os futuros professores que participaram desta aula mostraram-se perfeitamente sintonizados com a metodologia de ensino utilizada, tendo implementado uma aula muito ativa, com a criação de trabalhos em grupo, interação com materiais e realização de testes conceituais, algo que deixou para trás a imagem de uma aula tradicional, o que, de fato, entusiasmou os alunos”, enfatiza o Prof. Marcelo Barros, que transportou para essa aula uma miniatura de montanha-russa (apoio e patrocínio do Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica – CEPOF – IFSC/USP), tendo, a partir daí e junto com os futuros professores, motivado os alunos a compreenderem os conceitos de energia.

Bruna Borges Freri (21), aluna do último ano do Curso Interunidades de Licenciatura em Ciências Exatas – Habilitação em Física, foi uma das futuras professoras que participou deste minicurso, relatando que é sempre interessante pensar e criar novos métodos de trabalhar os conteúdos. “Principalmente neste período pós-pandemia, a atenção dos alunos está bem dispersa; já era esperado que isso acontecesse, principalmente por causa dos mecanismos que eles utilizavam para estudar. Assim, quando usamos as metodologias mais ativas, vemos que os alunos se entregam totalmente às ações, tornando-se protagonistas, o que faz com que a participação deles seja muito maior. Está sendo muito interessante toda esta experiência, algo que certamente levarei para a minha futura vida profissional, um contato que está sendo muito valioso para mim”, sublinha Bruna, que  já está dando aulas de matemática e que já aplica, com muito sucesso, algumas dessas metodologias.

Brenda Santos é aluna do 1ºA da Escola Estadual Aracy Leite Pereira Lopes e, tal como seus colegas, participou ativamente desta aula. “Está sendo muito interessante ter estes conhecimentos sobre um tema tão vasto como este “Conservação de Energia”, e principalmente observar quais são e como se revelam os conceitos de energia potencial, energia gravitacional e energia cinética, através da miniatura de uma montanha-russa que o Prof. Marcelo trouxe para a aula. Foi muito legal”, comentou a jovem estudante que, apesar do seu entusiasmo com a aula, pretende seguir a área de psicologia, ou de direito.

A Coordenação do Curso Interunidades de Licenciatura em Ciências Exatas do IFSC/USP está a cargo da Profª Cibelle Celestino Silva.

Por último, um destaque muito particular para a Escola Estadual Aracy Leite Pereira Lopes, um estabelecimento de ensino que está sendo devidamente melhorado em termos de estrutura, extraordinariamente limpo e arrumado, com um ambiente interno bastante calmo e acolhedor. Parabéns à diretoria da escola.

Rui Sintra – Assessoria de Comunicação – IFSC/USP