11 de maio de 2018

“Fronteiras da Química” nos Anais da Academia Brasileira de Ciências

Brazil: Frontiers of Chemical Sciences é o tema do novo volume especial dos Anais da Academia Brasileira de Ciências (AABC), continuando as comemorações do centenário da Academia.

Membro Afiliado (2012-2016) da ABC, o Professor do Instituto de Química de São Carlos (USP) e atualmente Professor Visitante na Universidade de Harvard, Frank Crespilho é o Editor deste especial, que conta com 16 artigos científicos no formado de revisões.

Segundo Crespilho, foi uma das atividades mais prazerosas dentro da ABC, que teve a participação de vários pesquisadores membros da ABC, bem como outros que se destacam em sua área de atuação.

Ele ainda acrescenta: “Fiquei bem impressionado, mas não surpreso, com a qualidade dos artigos submetidos. Todos os autores são internacionalmente reconhecidos em suas áreas de pesquisa. Temos químicos, físicos, entre outros cientistas que contribuem significativamente para a excelente reputação da Química brasileira no cenário científico internacional. Escolhemos o formato de Review (revisão), pois percebemos que este pode divulgar as pesquisas de fronteira que os brasileiros estão envolvidos. Acredito que esta seja uma iniciativa para outros especiais, não só na área de Química. Quero aproveitar e incentivar outros colegas para submeterem seus estudos de alto impacto em Química para publicação nos Anais da ABC“. Adriano D. Andricopulo, professor do Instituto de Física de São Carlos (USP) e Pesquisador 1A do CNPq, participou do especial com uma revisão na área de Química Medicinal e Saúde Humana. Andricopulo, que foi Membro Afiliado da ABC (2009-2013) e Presidente da Sociedade Brasileira de Química (SBQ, 2014-2016), conta que as contribuições da Química nacional são reconhecidas internacionalmente mais do que nunca, tanto na academia quanto no indústria, por sua excelência, abrangência e multidisciplinaridade. “Em 2017, o Brasil foi pela primeira vez na história a capital mundial da Química, com a realização do maior e mais importante evento de Ciências Químicas do mundo: 46º Congresso Mundial de Química e 49ª Assembleia Geral da União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC). Este número especial da AABC reforça o proeminente papel da Química brasileira no cenário mundial, com exemplos de resultados expressivos de cientistas brasileiros para o conhecimento global. “A ABC e o Prof. Crespilho estão de parabéns pela belíssima iniciativa”.

Os artigos do especial Brazil: Frontiers of Chemical Sciences podem ser acessados livremente, clicando AQUI.