29 de agosto de 2019

Fotobiomodulação (PBM) poderá tratar bebês prematuros

Um artigo científico publicado no Journal of Biophotonics (CLIQUE AQUI), da autoria de pesquisadores do IFSC/USP, foi destaque na capa da revista Advanced Science News, em sua edição de 21 do corrente mês.

O artigo, assinado pelos pesquisadores de nosso Instituto – Hilde Buzzá, Amanda Zangirolami, Cristina Kurachi e Vanderlei Bagnato -, demonstra, através de experimentos realizados em ratos de laboratório, como a denominada Fotobiomodulação (PBM) – aplicação de luz para bioestimulação de processos desenvolvidos pelas células – pode ser usada em terapias com a aplicação de luz para tratamento de recém-nascidos com formação incompleta, ou seja, no caso de bebês prematuros.

Embora altas quantidades de radiação de PBM possam danificar as células, os cientistas do IFSC/USP enfatizam que a aplicação correta de PBM poderá ser um grande passo no sentido de garantir, num futuro muito próximo, o crescimento saudável de bebês prematuros, o que provavelmente resultará em uma diminuição de fatalidades ou complicações.

Para acessar o destaque, clique AQUI.

(Foto: Light Photography on Shutterstock)