Notícias

3 de fevereiro de 2020

Em artigo da Nature: Física e Matemática no combate ao crime

A revista científica britânica Nature publicou, recentemente, um artigo assinado por três policiais federais brasileiros, em parceria com três matemáticos da Universidade de Limerick (Irlanda), onde se descrevem conceitos científicos que têm sido estudados e aplicados como ferramentas para decifrar e desmontar organizações criminosas. Assessing police topological efficiency in a major sting operation on the dark web” (“Avaliando a eficiência topológica policial em uma grande operação de infiltração na dark web”) é o título do citado artigo, publicado no dia 09 de janeiro do corrente ano, na edição especial de física social do periódico Scientific Reports, da Nature.

Neste caso particular, o artigo revela como a utilização de conceitos científicos extraídos da Física e Matemática conseguiu “esvaziar” um fórum de pornografia infantil na internet, percorrendo uma trilha que levou aos chefes das quadrilhas, tal como foi narrado em reportagem do jornal “O Estado de São Paulo”, no caderno “Ciência” datado de 16 de janeiro do corrente ano.

Este é apenas um pequeno, um ínfimo exemplo de como, no nosso caso específico, a Física – tal como a Matemática – se apresenta como área de conhecimento fundamental para o desenvolvimento tecnológico do Brasil e, acima de tudo, como a Universidade, como um todo, pode contribuir decisivamente para a criação de novas oportunidades de emprego para seus alunos fora do ambiente acadêmico, inclusive no combate a diversos tipos de crime, a exemplo de policiais formados em Física.

No que diz respeito ao Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), a notória qualidade de suas linhas de pesquisa básica e aplicada desenvolvidas por seus grupos de cientistas faz com que o Instituto esteja na vanguarda desses objetivos primordiais, cujo espectro está muito além dos muros da Universidade. Tal como escreveu o Prof. Dr. Tito José Bonagamba, ex-diretor do IFSC/USP, na apresentação do livro Egressos do IFSC/USP fora da Academia (Tito José Bonagamba / Rui Jorge Sintra) https://www2.ifsc.usp.br/portal-ifsc/wp-content/uploads/2017/05/Livro-Egressos-IFSC.pdf , dando ênfase à criação, em 2014, da Comissão de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Científica e Tecnológica (CICT) “De acordo com as diretrizes gerais apresentadas, a CICT tem como objetivo estimular, organizar e consolidar as atividades de pesquisa básica (teórica ou experimental) e aplicada realizadas no IFSC/USP, que poderão resultar em Desenvolvimento e Inovação Científica e Tecnológica, com a finalidade de permitir que essas atividades possam trazer novas perspectivas de pesquisa aos seus docentes e pesquisadores, em colaboração com o Terceiro Setor, com a vital participação dos nossos alunos de graduação, dentro de suas atividades supervisionadas de iniciação científica, trabalhos de conclusão de curso ou estágio, e de pós-graduação, envolvendo seus projetos de Mestrado e Doutorado, proporcionando perspectivas de emprego aos nossos egressos fora da academia; consolidação da Física como área de conhecimento fundamental para o desenvolvimento tecnológico do Brasil; financiamento à pesquisa fora do sistema tradicional de fomento (FAPESP, CNPq, CAPES, etc”.

Da mesma forma e no mesmo sentido, sublinhe-se o esforço feito pelo atual diretor do IFSC/USP, Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato, ao criar, em 2019, o denominado Escritório AIMT – Ações para Imersão no Mercado de Trabalho – IFSC/USP, uma estrutura que tem o foco de inserir os alunos de nosso Instituto no mercado de trabalho, através dos mais diversos tipos de estágios, parcerias e eventos que exponham as habilidades, características e perfis dos estudantes. A intenção é que empresas e instituições de ensino e pesquisa possam captar esses jovens para futuras colocações profissionais de excelência. A intenção é ter cerca de oitocentas empresas cadastradas e em torno de cem instituições de ensino e pesquisa, que possam absorver grande parte dos alunos de graduação e de pós-graduação do Instituto.

Tudo isto e muito mais que é desenvolvido por várias universidades e institutos de pesquisa no Brasil desaguam em exemplos como aquele publicado na citada reportagem publicada no jornal “O Estado de São Paulo”, assinada por Luiz Vassalo, Fausto Macedo e Marco Antônio Carvalho.

Confira AQUI.

A Behavioural and Social Sciences, da revista Nature, publicou um texto especial que aborda o citado artigo.

Para acessar, clique AQUI.

(Foto: PCWorld)

Rui Sintra – Assessoria de Comunicação – IFSC/USP

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..