Física e Ciência dos Materiais – FCM

Auxiliar FCM:
Lívia Ricci Costa Boniolio – liviaricciifsc.usp.br
Fone: +55 16 3373-9878

O Departamento de Física e Ciência dos Matriais tem como vocação o desenvolvimento de pesquisas nas áreas de Ciência da Computação; Informação e Computação Quântica; Física Atômica e Molecular; Física da Matéria Condensada; Física Matemática, Estatística e Termodinâmica; Fotônica; Óptica; Óptica e Informações Quânticas; Teoria de Partículas e Campos; Medicina; Tecnologias Quânticas; Biotecnologia Molecular; bem como a formação de recursos humanos em nível de graduação e pós-graduação nessas mesmas áreas. O Departamento ocupa uma área de 6.924,14 m2 e é composto por 10 grupos de pesquisa. O corpo docente do FCM é formado por 39 docentes ativos, sendo 11 Titulares MS-6, 13 Associados MS-5, 15 Doutores MS-3; 5 docentes aposentados seniores, 44 funcionários de nível técnico e superior engajados em atividades de ensino, pesquisa e difusão.

Os docentes do Departamento participam ativamente do programa de graduação em Física dos três cursos de Bacharelado do IFSC (Física, Física Computacional, Ciências Físicas e Biomoleculares), assim como do curso de Licenciatura em Ciências Exatas, além de ministrarem várias disciplinas do ciclo básico em cursos sediados nas demais unidades do Campus. Os grupos de pesquisa do FCM são responsáveis por um elevado número de projetos de pesquisa financiados pela FAPESP, CNPq, CAPES, empresas e outros. A intensa atividade de pesquisa tem assegurado ao FCM um alto índice de publicações com média de 4 artigos em revistas internacionais indexadas por ano, por docente, bem como a orientação de vários alunos de pós-graduação e supervisão de pós-doutores. O programa de pós-graduação destaca-se entre seus congêneres nacionais, tendo obtido continuamente nota 7 desde a primeira avaliação da CAPES.

Os grupos de pesquisa do FCM são:

Devido à sua liderança em diversos campos de pesquisa, o FCM abriga atualmente dois Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT): INCT de Óptica Básica e Aplicada às Ciências da Vida (Grupo de Óptica) e INCT em Eletrônica Orgânica – INEO (Grupo de Polímeros) e um CEPID/FAPESP: Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica (CePOF – Grupo de Óptica). O NaCA – Grupo de Nanomateriais e Cerâmicas Avançadas participa de dois CEPIDs: Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF – Departamento de Química / Universidade Federal de São Carlos) e Centro de Ensino, Pesquisa e Inovação em Vidros – CEPIV (Departamento de Engenharia de Materiais / Universidade Federal de São Carlos); além de contarmos com diversas colaborações dos grupos do FCM com instituições externas.

Um fator de destaque do FCM é sua excelente infraestrutura, montada e aperfeiçoada ao longo dos anos, desde 1994. O Departamento dispõe de uma Oficina de Óptica de precisão que desenvolve sistemas ópticos para várias pesquisas realizadas no IFSC, bem como uma série de tecnologias que são transferidas ao setor produtivo, o que colaborou para que São Carlos se tornasse um polo de alta tecnologia na área de óptica, com várias indústrias nesta área. O FCM conta ainda com importantes laboratórios: a) LIEPO – Laboratório de Instrumentação Eletrônica para Óptica, b) LAT – Laboratório de Apoio Tecnológico, ambos do Grupo de Óptica e que são responsáveis por uma forte interação com o setor produtivo de alta tecnologia; c) LMEA – Laboratório de Microscopia Eletrônica e Análise, de responsabilidade do grupo de Nanomateriais e Cerâmicas Avançadas (NaCA); d) LMPP – Laboratório de Microscopia de Ponta de Prova, do grupo de Polímeros Bernhard Gross (GP). O treinamento técnico e formação de recursos humanos também têm sido importantes na implantação deste segmento.

Além do ensino e pesquisa, o FCM mantém ainda uma intensa atividade de extensão. São divulgados junto aos meios de comunicação os resultados práticos alcançados nesta instituição, mostrando que tem um papel social relevante, tanto no desenvolvimento de novas tecnologias como na resultante geração de empregos. Todo o conhecimento e ciência produzidos no âmbito acadêmico e científico são divulgados através de publicação de artigos em jornais, exposições, cursos para alunos do ensino médio, ciclo de palestras para o público em geral, etc.

Atividades Anuais: