16 de abril de 2019

“Física! E agora? Como podemos transformar o ‘nosso’ mundo”

Depois do sucesso alcançado na iniciativa denominada “Coffee-Talks”, evento promovido pela Biblioteca do IFSC/USP no final da tarde do dia 25 de março, tendo como palco o “Espaço 24 horas” e onde uma xícara de café proporcionou um papo descontraído e muito legal entre o Prof. Euclydes Marega Junior e os alunos do IFSC/USP, com a discussão do tema Inteligência artificial, internet das coisas, computação quântica: qual a relação destes temas com a descoberta de novos materiais?, uma nova sessão foi entretanto organizada no dia 08 de abril, no mesmo local, numa coprodução entre a Biblioteca do IFSC/USP e a comissão organizadora do “SIFSC-9”. “Física! E agora? Como podemos transformar o “nosso” mundo”, foi o tema apresentado pela aluna de pós-graduação do IFSC/USP, Hilde Harb Buzzá, que, de forma bastante descontraída, onde o humor despontou por diversas vezes, contou como foram suas lutas na Graduação em relação a algumas mudanças operadas nos cursos que impactaram diretamente na sua área –  primeira turma do Curso de Ciências Físicas e Biomoleculares do IFSC/USP -, bem como as decisões que teve de tomar para contornar algumas dificuldades.

Outro aspecto abordado por Hilde foi o seu olhar sobre a Ciência em si mesma e como esse cenário se foi transformando ao longo de sua carreira acadêmica desde o ensino fundamental até o pós-doutorado. “Antes, eu pensava que a Ciência era muito bonitinha, calma e tranquila, quase uma quimera, com todo o mundo sorrindo e trabalhando em torno de objetivos comuns. Contudo, ao longo de minha vida acadêmica tive muitas decepções, assistindo, em diversos locais, a muitas brigas relacionadas com egos inflados, sentimentos de poder e de pertença exagerados, o que em princípio me assustou: eu queria Ciência, mas não queria que ela fosse polêmica”, argumenta Hilde. Na opinião da jovem pesquisadora, são os cientistas, em bloco, que fazem a verdadeira Ciência, que apaziguam conflitos e atenuam diferenças tendo como foco a sociedade, principalmente os físicos, que são profissionais que entendem um pouco de tudo – computação, biologia, farmácia, química, matemática, etc..

Em sua apresentação, Hilde Buzzá falou também de sua experiência no exterior e quanto ela contribuiu para ter um olhar diferente, encarando verdadeiros desafios cotidianos. “Como é estranho você sair de sua zona de conforto e ser obrigada a dar o melhor de si mesma, pensando que, se você é capaz de fazer seu trabalho ali, então você consegue fazer em qualquer lado, inclusive na sua instituição de origem. Basta querer!”

Graduada na primeira turma do Curso de Ciências Físicas e Biomoleculares do IFSC/USP, Hilde Buzzá trabalhou na iniciação científica com cristalografia de proteínas e imagens por ressonância magnética para o estudo da epilepsia. Durante seu mestrado e doutorado, estudou o efeito vascular da terapia fotodinâmica, usando o modelo de membrana corioalantóica em ovos de galinha, no Grupo de Óptica do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) além de ter participado em projetos clínicos de aplicação de Terapia Fotodinâmica em câncer de pele não melanoma.

Atualmente, Hilde é pós-doutoranda do IFSC/USP, trabalhando com a conjugação da Terapia Fotodinâmica e Fototérmica, além da aplicação clínica da Terapia Fotodinâmica em câncer de pele humano e veterinário, e lesões por HPV.

Dentre os projetos de extensão universitária, participou da fundação da empresa Júnior do IFSC e do SPIE Student Chapter e, como presidente deste último órgão, foi curadora da exposição “Luz ao Alcance das Mãos – ensino de física acessível para pessoas com Deficiência Visual”. Em 2016, foi Professora do Curso de Doutorado e Mestrado em Engenharia Biomédica e Bioengenharia na Universidade Camilo Castelo Branco.