18 de agosto de 2014

Filosofísica: “O que é filosofia da ciência?” e “Indutivismo do método científico”

Filosofisica_-_LogoOs seminários de hoje são parte de uma série de dez discussões ligadas aos temas mais centrais da Filosofia da Ciência. Nessa segunda, os tópicos 1 e 2, “O que é Filosofia da Ciência” e “Indutivismo e método científico”. No primeiro veremos um panorama geral do que é a área acadêmica de Filosofia da Ciênca, as principais discussões e desafios, bem como uma breve análise histórica dos temas. No segundo tópico, teremos o início do conteúdo de fato das discussões, delineando o cenário teórico anterior aos principais pensadores modernos da área e apresentando a principal concepção de Ciência que está associada ao senso comum.