11 de novembro de 2022

Fatos e fótons: o Prêmio Nobel de Física de 2022

O Prof. Fernando de Melo (CBPF) foi o palestrante convidado em mais um colóquio do IFSC/USP realizado no dia 11 de novembro e subordinado ao tema “Fatos e fótons: o Prêmio Nobel de Física de 2022”

Tendo em consideração que o Prêmio Nobel de Física de 2022 foi concedido a Alain Aspect, John F. Clauser e Anton Zeilinger “por experimentos com fótons emaranhados, estabelecendo a violação das desigualdades de Bell e pelo pioneirismo na ciência da informação quântica”, o Prof. Fernando de Melo começou por mostrar como discussões sobre os fundamentos da mecânica quântica, que muitas vezes foram/são desencorajadas, formam hoje o cerne de tecnologias que prometem revolucionar a nossa sociedade.

Além de contar parte da história que levou à premiação, o palestrante também procurou elucidar o público sobre o principal ingrediente que está por trás desses desenvolvimentos: o emaranhamento quântico.

Na sequência de sua apresentação, o pesquisador lançou a discussão sobre como sistemas quânticos emaranhados podem levar à violação das desigualdades de Bell, e o que tal violação implica para a nossa descrição da Natureza. Ao longo do caminho, o palestrante corrigiu alguns comuns equívocos sobre o emaranhamento quântico, tendo dado, no final de sua palestra, um breve panorama do desenvolvimento do campo de informação quântica no Brasil.