4 de maio de 2023

UFF de Luto – Falecimento do Físico Prof. Paulo Murilo Castro de Oliveira

O físico e professor emérito do Instituto de Física da Universidade Federal Fluminense (UFF),  Paulo Murilo Castro de Oliveira, faleceu nesta última terça-feira, 2 de maio.

Oliveira se graduou em Física na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC Rio) em 1973, tendo concluído mestrado em 1976 e doutorado em 1980, pela mesma instituição. Se associou à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) em 1977. Em 1980 foi contratado como professor titular do Instituto de Física da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde atuou por 34 anos até se aposentar em 2014, assumindo o título de professor emérito desde então.

O Prof. Paulo Murilo sempre teve uma ligação muito forte com São Carlos, principalmente com nosso Instituto, onde teve uma participação marcante em diversos cursos, escolas e eventos de mecânica estatística e física computacional.

Tendo abraçado ao longo de sua vida científica duas importantes linhas de pesquisa – fenômenos críticos e transições de fase, desde a década de 70, e modelagem de sistemas complexos, desde 1986 -, o Prof. Paulo Murilo Castro de Oliveira, membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC), da Sociedade Brasileira de Física (SBF) e presidente de honra da SBPC, é mais uma personalidade que deixa um vazio enorme tanto na comunidade científica nacional, sendo um marco relativamente às suas características humanas.

Aos familiares, amigos e colegas do Prof. Paulo Murilo Castro de Oliveira, em particular a sua esposa e nossa colega, Suzana, que sempre esteve presente, acompanhando o Prof. Paulo Murilo em sua vida acadêmica, o IFSC/USP endereça os mais sentidos votos de pesar.

O sepultamento ocorre hoje, dia 04 de maio.