6 de dezembro de 2018

Colóquio no IFSC/USP: explicando os conceitos da biofotônica

A Biofotônica investiga, especialmente, os fenômenos envolvidos na interação da luz (fotóns) com sistemas biológicos (vida).
Dentre as várias possibilidades dessa área, destaca-se seu uso como ferramenta para o entendimento de fenômenos básicos em biologia molecular e celular, sendo que, contudo, sua maior aplicação está em técnicas de diagnóstico precoce e tratamento de diversas patologias.

Este foi o prólogo de uma das mais interessantes edições do programa Colloquium diei realizado pelo IFSC/USP, no dia 23 de novembro do corrente ano, com a participação do docente e pesquisador de nosso Instituto, Prof. Sebastião Pratavieira, uma palestra que merece destaque.

Nessa apresentação, Pratavieira mostrou que um dos principais benefícios do uso de técnicas ópticas que compõem a Biofotônica é que elas preservam a integridade dos tecidos e células biológicas examinadas, tendo apresentado alguns fenômenos fundamentais importantes que ocorrem quando a luz interage com moléculas do nosso corpo.

Também foi destaque a apresentação das técnicas ópticas de espectroscopia e imagem (macroscópica e microscópica), a instrumentação que o IFSC/USP desenvolve para realizá-las e como essas tecnologias podem ser usadas para caracterizar células e tecidos.

Clique na imagem abaixo para assistir à gravação integral deste colóquio subordinado ao tema Biofotônica: onde os fótons e a vida se encontram.