3 de junho de 2011

Evento homenageou pesquisadores internacionais

Na última sexta-feira, 3 de junho, o Instituto de Física de São Carlos (IFSC), por intermédio do Grupo de Óptica, recebeu dois pesquisadores internacionais de renome do mundo científico.

William D. Phillips, professor da University of Maryland e ganhador do prêmio Nobel de 1997 e Alain Aspect, bacharel da “École Normale Supérieure de Cachan” (França) e ganhador do prêmio Wolf de Física 2010 foram responsáveis por atrair um grande número de alunos, docentes e funcionários, que preencheram o espaço físico do auditório “Prof. Sérgio Mascarenhas” para assistir aos dois colóquios ministrados pelos cientistas.

Sobre o início de seu contato com os estudos desenvolvidos no Instituto, através do docente, Vanderlei Bagnato, Alain Aspect conta que “conheci o professor Bagnato por volta de 1985, no MIT [Massachussets Institute of Technology (USA)], quando ele coordenava estudos relacionados ao resfriamento de átomos por laser. Então, começamos a trabalhar em colaboração”.

O pesquisador afirma que mantém contatos regulares com Vanderlei e, em relação aos destaques nos estudos de Física, em sua área de atuação, Alain afirma que as técnicas de microscopia desenvolvidas nos últimos anos merecem relevo.

Já William Philips, em sua sexta visita ao Instituto, afirma que o Grupo de Óptica tem tido relevante colaboração em suas pesquisas. O pesquisador, que já mantém contato com o Grupo, também há mais de 25 anos,  foi o primeiro a pôr em prática a técnica de resfriamento de átomos por raios-laser e afirma que “ o estudo da desaceleração e parada de feixes atômicos contou com importantes contribuições vindas do grupo coordenado pelo professor Bagnato”.

A visita de pesquisadores internacionais tem se tornado frequente no Instituto. E tal prática se insere como uma das principais estratégias do IFSC, tanto para projetar o Brasil internacionalmente, no quesito científico, quanto para aprimorar a excelência acadêmica, já existente no Instituto. “O trabalho científico depende dessas colaborações, pois envolve um conhecimento especializado. Discutir ideias com outras pessoas e de outras pessoas sempre enriquece os trabalhos”, esclarece o docente do IFSC, Luiz Agostinho Ferreira que, durante os seminários, prestou homenagem aos pesquisadores, com a entrega de placas, pelas colaborações e parcerias que estes têm dado ao Instuituto, durante os últimos anos.

Os seminários, apresentados pela manhã e  tarde do dia 3, não encerraram a visita dos pesquisadores. No sábado, 4 de junho, às 10 horas, na sala de seminários do Grupo de Óptica, Alain Aspect apresentará um colóquio, intitulado “Hanbury-Brown and Twiss and other atom- atom from photons to atom quantum optics”. Todos estão convidados a participar.

Data: 3 de junho