25 de outubro de 2020

Estudo realizado no LEMiMo (IFSC-USP) recebe prêmio internacional

No último dia 10 de outubro, um estudo feito no Laboratório de Epidemiologia e Microbiologia Moleculares (LEMiMo), coordenado pela Profa. Dra. Ilana L. B. C. Camargo, recebeu o prêmio de melhor trabalho apresentado no 7º Simpósio Internacional de Microbiologia Clínica (7º SIMC), promovido pela Sociedade Brasileira de Microbiologia.

O trabalho, intitulado Clonal Expansion of Polymyxin-Resistant Acinetobacter baumannii In A Teaching Hospital, foi selecionado para a apresentação oral remota realizada pela pós-doutoranda Andrei Nicoli Gebieluca Dabul, resultando na premiação no final do evento. A equipe do LEMiMo, que contribuiu para esse estudo, contou também com a participação da pós-doutoranda Letícia Carrasco, das Doutorandas Camila Boralli e Gabriela Righetto, e dos alunos de iniciação científica Janaína Valerini e Iago de Carvalho Silva, todos sob supervisão da Profa. Dra. Ilana L. B. C. Camargo.

O trabalho apresentado foi um estudo do LEMiMo em colaboração com um Hospital Escola localizado em Belo Horizonte (MG) sobre a detecção e controle de um surto de Acinetobacter baumannii produtor de carbapenemase extremamente resistente aos antibióticos, bem como a expansão de um clone resistente às polimixinas, resultando em resistência a todos os antibióticos disponíveis no hospital. Neste caso, as bactérias passam a ser chamadas de pandroga-resistentes (PDR), o que até recentemente era raro, mas tem sido reportado com crescente frequência em todo o mundo. Devido a possibilidade iminente de se tornar PDR, Acinetobacter baumannii resistente aos carbapenêmicos, está no topo da lista da Organização Mundial de Saúde para a pesquisa e desenvolvimento de novos fármacos (VER AQUI).

A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) deste Hospital Escola trabalhou intensamente para o controle do surto, melhorando as medidas de descontaminação de equipamentos e implementando banhos com solução de clorexidina nos pacientes. Por outro lado, o LEMiMo fez a tipagem molecular por eletroforese em gel com campos pulsados (PFGE) identificando a linhagem endêmica e a caracterizou, descobrindo que a linhagem de A. baumannii encontrada no Hospital Escola era de alto risco e reconhecida internacionalmente como ST1.

(Foto: Kateryna Kon)

O grupo de pesquisa do LEMiMo sequenciou o genoma das bactérias e verificou todos os mecanismos de resistência nestas bactérias, incluindo à polimixinas, um antibiótico de último recurso, que neste caso se deve a mutações cromossômicas. Estas mutações ocorrem ao acaso, sendo que as bactérias mutadas são selecionadas pelo uso do antibiótico e a disseminação da resistência fica dependente apenas da disseminação da bactéria mutada. Quando a resistência se dá por genes carreados por plasmídeos, elementos genéticos móveis, as bactérias de outras espécies podem adquirir este gene de resistência e essa troca de material genético torna a disseminação mais complexa, rápida e de mais difícil controle. O fato de se saber o perfil de resistência no clone endêmico ao hospital também permite à CCIH direcionar melhor o tratamento de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) de seus pacientes.

Algumas linhagens que foram caracterizadas neste estudo, agora fazem parte da coleção de bactérias que são testadas pelo LEMiMo no Centro de Pesquisa e Inovação em Biodiversidade e Fármaco (CIBFar), que visa a busca de novas moléculas antimicrobianas.

O LEMiMo está localizado na Área 2 da USP de São Carlos e tem interesse em caracterização de bactérias decorrentes de IRAS e descobrimento de mecanismos de resistência e de novos antibióticos.

Mais informações podem ser encontradas AQUI.