27 de novembro de 2020

Semana da conscientização sobre o antibiótico em todo o mundo

Por: Profa. Dra. Ilana L. B. C. Camargo – Responsável pelo Laboratório de Epidemiologia e Microbiologia Moleculares (LEMiMo-IFSC-USP)

Em maio de 2020, a Organização Mundial de Saúde juntamente com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e a Organização Mundial para Saúde Animal (OIE) definiram esta semana (18 a 24 de novembro) para levar à população o conhecimento sobre os antimicrobianos, dentre os quais estão os antibióticos. É preciso lembrar que atualmente passamos por uma falta de novas alternativas de tratamento para as infecções causadas por certos microrganismos que são resistentes à maioria dos antimicrobianos

Nós precisamos evitar o surgimento e a disseminação de microrganismos resistentes aos antimicrobianos. A resistência antimicrobiana pode ser observada em bactérias, fungos, vírus e parasitas quando eles resistem aos efeitos das medicações fazendo com que seja mais difícil o tratamento das infecções relacionadas, aumentando assim o risco de morte dos pacientes infectados.

Antimicrobianos são usados para o tratamento de doenças infeciosas em humanos bem como em outros animais e plantas. Quando a resistência antimicrobiana surge, ela faz com que haja menos antimicrobianos disponíveis para o tratamento. A situação atual se mostra demasiadamente crítica, pois muitos microrganismos são multirresistentes, ou seja, resistentes a vários antimicrobianos, e alguns já são resistentes a todas as alternativas de tratamento disponíveis, sendo chamados de panrresistentes.

Determinação da concentração inibitória mínima de cinco antibióticos por E-test para uma linhagem de Enterococcus faecium. Esta bactéria apresentou resistência a todos os antibióticos testados neste ensaio, a maioria sem a presença de halo de inibição ao redor da fita contendo antimicrobiano

Nos Estados Unidos, estimam-se que 35.900 pessoas morrem anualmente em decorrência de infecções causadas por microrganismos resistentes aos antimicrobianos. Na Europa, o número de pessoas que morrem por infecções por bactérias multirresistentes ultrapassa 33.000 anualmente. Além do fato de resultar em mais mortes, a resistência antimicrobiana também aumenta o tempo de internação e do custo do tratamento de pacientes internados. Nos Estados Unidos, já foi demonstrado que o custo do tratamento de uma infecção por microrganismo resistente em um paciente é maior em cerca de US$ 1.383,00 quando comparado ao custo de um tratamento da infecção por um microrganismo sensível aos antimicrobianos. Com a estimativa de que mais de 2 milhões de infecções anuais já foram registradas nos EUA, a conta fecha em um gasto extra anual de US$ 2,2 bilhões devido à resistência antimicrobiana.

Você já se perguntou o que leva à multirresistência?? Principalmente, o uso indevido de antimicrobianos em humanos, animais e na agricultura.

Você sabia que em alguns lugares do mundo antibióticos são usados na criação de animais para acelerar a produção, a engorda dos animais e o abate? Este é um uso indevido que acaba por selecionar microrganismos resistentes ao antibiótico no trato intestinal do animal, que excretará estes microrganismos resistentes no ambiente e ainda poderá contaminar água de rios, a carne e até o manipulador no momento do abate. A carne contaminada poderá levar esse microrganismo resistente até a sua casa e sua família. Uma vez contaminado, o manipulador pode levar este microrganismo até os hospitais.

Você sabia que nem sempre uma dor de garganta se trata com antibióticos? Infecções virais podem ser autolimitantes ou serem tratadas com antivirais específicos. Usar antibióticos, que são indicados para bactérias, para tratar todas as infecções de garganta é um dos usos inadequados que são observados.

Muitas vezes, vacinas desempenham um importante papel na prevenção de doenças virais. No entanto, há também aquelas que evitam doenças bacterianas, diminuindo a necessidade de uso de antimicrobianos. Por isso, a vacina é muito importante.

Estamos vivendo um momento de pandemia de COVID-19 que demonstra tipicamente o que acontece quando não existe um tratamento ou uma vacina para a doença infecciosa. Não podemos negar que, em paralelo, ocorre a disseminação silenciosa da resistência antimicrobiana. Não podemos deixar de divulgar esse fato para que não cheguemos à uma “Era Pós-Antibiótica” – quando não exista mais tratamentos disponíveis para as infecções mais simples e conhecidas há décadas.

Como você pode ajudar a diminuir a resistência antimicrobiana???

– Se você é pecuarista, crie seus animais devidamente;

– Esteja em dia com sua caderneta de vacinação;

– Lave sempre as mãos com água e sabão;

– Prepare seus alimentos com a devida higiene, sem misturar carnes cruas – que serão cozidas – com verduras que serão consumidas cruas;

– Use camisinha, praticando “sexo seguro”;

– Exija seu direito quanto ao saneamento básico e acesso à água potável;

– Não compartilhe antibióticos com outras pessoas;

– Se você tem alguma infecção, consulte um médico. Sempre tome o antibiótico receitado conforme a indicação médica e se isole para evitar a propagação da doença.

Desta forma, você já estará evitando o surgimento da resistência antimicrobiana.

Clique AQUI para obter mais informações sobre este tema na página da OMS.

Clique AQUI para conferir a avaliação que foi feita nos Estados Unidos sobre este tema, em 2019.

Assessoria de Comunicação IFSC/USP