Notícias

06 de maio de 2011 - Prof. Dr. Eduardo Peres Novais de Sá (UFABC)

Colloquium diei: “Decoerência e Computadores Quânticos”

“Encontro que discutiu Computação Quântica foi realizado com sucesso”

O Colóquio IFSC desta semana trouxe da Universidade Federal do ABC o pesquisador Prof. Dr. Eduardo Peres Novais de Sá, especialista em Computação Quântica.

Com uma plateia de cerca de 100 interessados, o pesquisador começou a despertar o interesse dos alunos e professores presentes com o conceito de computadores, definindo-os como qualquer equipamento de processamento de informação. Falou um pouco sobre a história do desenvolvimento dos computadores, tendo como início de criação a necessidade de exatidão para alvos em uso bélico. Nesta época, os computadores eram mecânicos até o início da 2ª Guerra Mundial. A mudança deste paradigma acompanhou a necessidade de equipar navios com estes aparatos, surgindo assim computadores analógicos elétricos mais resistentes e capazes de resistir às condições adversas do alto-mar. “A evolução dos computadores é alinhada a objetivos e necessidades práticas, e nós veremos que atualmente existe a necessidade de computadores quânticos”, afirmou o palestrante.

A idéia dos computadores quânticos surgiu no fim dos anos 1980, com o objetivo de alocar informação em apenas um átomo. “Assim, o sistema quântico, que é mais controlável, simularia o sistema tradicional e facilitaria o entendimento do funcionamento e dos possíveis erros dos computadores clássicos”, explica ele.

Desta forma, a partir desta idéia original, em 2002 pesquisadores elaboram um resumo de sistemas físicos de computadores quânticos e estabelecem critérios fundamentais para sua construção. Com estas colocações, o número de investimentos e pesquisas na área aumentaram significativamente, chegando ao impressionante número de 8000 papers durante os anos de desenvolvimento da área, com impressionante explosão depois do ano 2000. Porém, obviamente, as condições de construção deste tipo de computadores já apresentaram problemas, como a escalabilidade a decoerência.

O foco da apresentação do professor Eduardo foi o problema da decoerência, um probema que se baseia na interação de sistemas de processamento formados por unidades de informação quântica com o ambiente, o que acarreta na perda do caráter quântico deste sistema. A partir desta explicação, o pesquisador mostrou, então, os principais métodos trabalhados para combater esta adversidade, emprestando principal atenção ao método de correção quântica de erro.

Os colóquios são realizados todas as sextas-feiras, às 10h30, no Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas.

Assessoria de Comunicação

Data: 6 de maio

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..