Notícias

15 de junho de 2018

Prof. Vanderlei Bagnato (IFSC/USP) discursa no Senado Federal

Presidida pelo Senador Hélio José (Pros-DF), a Comissão Senado do Futuro realizou nesta quinta-feira (07/06) dentro da série 2022: o Brasil que queremos, a sexta audiência pública, cuja abordagem foi para o empreendedorismo e as pequenas empresas.

Na circunstância, foram convidados para debater a realidade brasileira no que concerne a empreendedorismo e inovação, os professores Sanderson Barbalho, da Universidade de Brasília (UnB), Vanderlei Bagnato, atual diretor do Instituto de Física de São Carlos, da Universidade de São Paulo (USP), e Tales Andreassi, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que avaliaram o momento atual e propuseram alternativas para o setor.

Coube ao Senador Hélio José abrir a audiência, tendo recordado que, com o atual sucateamento do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), o Brasil leva em média 11 anos para aprovar uma patente. Na área de telecomunicações, uma patente brasileira leva 14 anos para ser concedida. Isso sem falar na burocracia e nos impostos, que prejudicam as iniciativas de empreendedorismo. Nesse sentido, Hélio José colocou a questão de como fazer que as inovações cheguem ao mercado brasileiro e mundial?

O Senado aprovou o PLS 150/2016, que permite empresas abrirem em 2 dias e fecharem em 5 dias. Agora está na Câmara dos Deputados, onde já foi aprovado em uma comissão e aguarda a designação de relator na Comissão de Constituição e Justiça. Para o Presidente da Comissão, é preciso que os parlamentares entendam a urgência da desburocratização para se apoiar a recuperação da economia, sendo que o empreendedorismo precisa dessa agilidade.

Em sua fala, o Prof. Vanderlei Bagnato enfatizou a importância do empreendedor e o perfil que o mesmo deve ter, sendo que o otimismo é base fundamental. Em sua intervenção, o Diretor do IFSC/USP sublinhou o fato de que em um milhão de ideias que nasce na cabeça de um empreendedor, apenas mil se transformam em prova de princípios, dessas apenas cem se tornam protótipos, sendo que desse reduzido total apenas uma se torna realidade para se transformar em produto.

Para Bagnato, o Brasil precisa ter milhares de pessoas pensando, para que cada uma delas gere uma ideia que chegue ao mercado.

Para assistir à reportagem da TV Senado sobre este tema, clique AQUI.

Para acompanhar um dos momentos mais importantes da apresentação que o Prof. Vanderlei Bagnato fez no Senado Federal, clique na imagem.

(Imagens TV Senado / Youtube)

Assessoria de Comunicação – IFSC/USP

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..