19 de dezembro de 2019

Em seminário: “Correlações gluônicas na rede a temperatura finita”

Em mais um seminário inserido no programa High Energy Physics, realizado no dia 18 de dezembro, Matheus Cerqueira (IFSC/USP) apresentou o tema Correlações gluônicas na rede a temperatura finita, onde o palestrante deu ênfase à Cromodinâmica Quântica (QCD), teoria de gauge não-abeliana que descreve a interação forte entre quarks, mediada pelos glúons.

O grande desafio no estudo da QCD é que o comportamento da constante de acoplamento forte torna inviável a descrição perturbativa da teoria em baixas energias. O formalismo de rede é um método não-perturbativo que envolve a descrição da teoria através da equivalência entre uma teoria quântica de campos no espaço euclidiano e um modelo de mecânica estatística clássica, por meio de uma densidade de probabilidade.

Além disso, temos a discretização do espaço-tempo, de maneira que os quarks sejam representados por sítios de uma rede e os glúons indiretamente pelos elos que conectam esses sítios.

Neste seminário, Matheus fez uma breve revisão sobre a aplicação desta formulação à teoria de Yang-Mills para o grupo SU(2), com ênfase na descrição do propagador do glúon. Em seguida, enfatizou a busca por uma descrição do comportamento desse propagador próximo à temperatura crítica de transição de fase de desconfinamento, incluindo efeitos de massas de blindagem, associadas aos polos desse propagador a temperatura finit, tendo apresentado sua investigação sobre a região crítica utilizando o método finite-size scaling (FSS), aplicado ao loop de Polyakov, que é o parâmetro de ordem da teoria.

Assessoria der Comunicação – IFSC/USP